spot_img
spot_img

No Maranhão, professores usam canoa para chegar à escola

spot_img
Compartilhe:

professores-usam-canoa-chegar-a-escola-povoado-no-maranhao-615x300  Professores e estudantes da Unidade de Educação Básica Nossa Senhora das Mercês, localizada no povoado de Jacamim, entre o estreito dos Coqueiros e a ilha de São Marcos, zona rural de São Luís (MA), estão sendo obrigados a usarem canoas para chegarem à escola todos os dias.

O acesso à escola é feito exclusivamente por embarcações e a lancha da prefeitura de São Luís para transporte escolar está sem funcionar desde o ano passado. Sem alternativa, professores e alunos são obrigados a pegarem canoas de barqueiros particulares que sequer têm coletes salva-vidas.

Segundo o Sindeducação (Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís), a travessia custa R$ 1 por pessoa e como nem todos têm condições de pagar o transporte, a escola está com evasão escolar. A escola tem capacidade para atender a 200 estudantes, mas atualmente conta com apenas 85 matrículas.

Além da maratona em cima de canoas para atravessar o estreito, professores e alunos contam que têm de percorrer 10 km a pé para chegar à escola. O sindicato contou que existe um ônibus escolar, mas ele tem a capacidade para levar apenas 16 estudantes no percusso por terra que é feito ao final da travessia do estreito.

“Nada disso seria um problema se a prefeitura de São Luís, no mero cumprimento de seu papel, disponibilizasse transporte adequado para a comunidade escolar. Porém, seguindo a linha de descaso adotada em todo o âmbito educacional público do município, o acesso à unidade é limitado e gera problemas graves como a evasão escolar”, diz o sindicato.

Por conta das dificuldades de acesso e o alto custo do transporte as aulas estão sendo ministradas três vezes por semana – às segundas, terças e quartas-feiras pela manhã e às terças, quartas e quintas-feiras no período da tarde. As salas de aulas são multisseriadas – com alunos de diferentes séries e idades ocupam o mesmo espaço e dividem o mesmo professor. Além disso, o ano letivo de 2014 só foi concluído em abril de 2015, isto porque, segundo o sindicato, o ano passado teve apenas 48 dias letivos.

“Como falar em igualdade de oportunidades diante de um cenário tão lastimável? A educação oferecida a essas crianças não passa de faz-de-conta. Incompetência administrativa não justifica toda essa calamidade. A conduta do prefeito de São Luís e do secretário de educação diante dessa comunidade é desumana”, critica a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco.

A estrutura da escola também está com problemas e põe em risco a vida de quem utiliza o local. “A caixa d’água ameaça cair, as janelas são cobertas com palha para proteger as turmas de sol e chuva, há rachaduras e cupim por todo lado e, ainda, esgoto a céu aberto”, denuncia o sindicato.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) explicou, nesta sexta-feira (26), que a lancha escolar está temporariamente sem funcionar porque precisou ter o serviço interrompido para troca de cabos. Porém, a secretaria não informou quando a lancha voltará a funcionar. A secretaria disse ainda que mantém um ônibus escolar na ilha para garantir a chegada de professores e estudantes à sala de aula.

“A secretaria reforça que está trabalhando no processo de manutenção e requalificação estrutural das unidades de ensino, que a U.E.B. Nossa Senhora das Mercês receberá os serviços necessários, e que dias letivos perdidos são repostos mediante calendário suplementar elaborado pela Semed após diálogo com a comunidade, professores e gestão escolar”, informou a prefeitura de São Luís.

 

Edição: Veja Timon

Via: UOL

Veja Timon

O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Compartilhe:
spot_img
Veja Timonhttps://vejatimon.com
O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crescimento Sustentável: Prefeitura de Timon promove debate sobre planejamento urbano

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária (Semplur), realizou nesta quarta-feira (17) uma reunião de apresentação...

Prefeitura de Timon realiza mutirão de cadastro da Tarifa Especial de Água no CRAS da Vila João Reis

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Timon (Agert) e...

O doce perigo do consumo excessivo de açúcar

Reportagem/Jherry Dell'Marh De acordo com o Ministério da Saúde, 64% do açúcar consumido no país é adicionado a alimentos e bebidas, o que explica o...