spot_img
spot_img

Doença respiratória mata mais de 80 pessoas no Maranhão e demanda cuidados especiais com a saúde

spot_img
Compartilhe:
Especialistas apontam os chás e alimentos regionais como aliados na recuperação da gripe
Reportagem/Jherry Dell’Marh 
Febre alta, tosse persistente e dificuldade para respirar. Esses foram alguns dos sintomas que assustaram a família Portela, moradora do bairro Cohatrac III, em São Luís, que enfrentou recentemente um surto de síndrome gripal. Os cinco membros da casa — os pais, Marina Pinho e Roberto Cais, os filhos Ana Clara, de 12 anos, e João Lucas, de 9, além do avô, seu Antônio, de 69 anos — adoeceram quase ao mesmo tempo. O caso do idoso foi o mais grave, exigindo internação hospitalar.
Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias, como gripes e resfriados, no Maranhão, os cuidados com a alimentação e a hidratação tornam-se ainda mais relevantes. Em meio ao clima quente e úmido do estado, práticas simples como o consumo de chás naturais e alimentos regionais ricos em nutrientes podem contribuir para uma recuperação mais rápida e confortável.
“Foi muito assustador. Quando vimos que o vô começou a piorar e teve que ser levado pro hospital, bateu o desespero”, lembra Marina. A família buscou atendimento médico e, ao longo da recuperação, adotou cuidados com a alimentação para reforçar a imunidade de todos. “A gente começou a fazer mais chá de gengibre com limão, dar bastante água de coco para as crianças e preparar comidas mais leves, com legumes e frutas”, conta a mãe.
A nutricionista do Grupo Mateus, Laís Campos, reforça a importância de medidas como essa no processo de recuperação. “A alimentação desempenha um papel crucial no fortalecimento do sistema imunológico, especialmente em situações como gripes e resfriados, que envolvem o trato respiratório”, afirma. Ela destaca que alimentos ricos em vitaminas C, D e A, minerais como zinco e selênio, além de opções com ação antioxidante, como frutas regionais e chás naturais, são grandes aliados.
“Chás como os de gengibre, hortelã e alho têm propriedades que aliviam os sintomas e contribuem para a melhora. Já frutas como acerola, laranja e bacuri são ricas em vitamina C e fortalecem as defesas do organismo”, explica Laís.
DADOS
A preocupação da família Portela se reflete em dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o boletim semanal InfoGripe, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza A têm atingido níveis de incidência de moderada a muito alta entre jovens, adultos e idosos. A análise mostra uma alta taxa de mortalidade entre idosos e crianças de até dois anos, com 72,5% dos óbitos nas últimas quatro semanas relacionados à influenza A.
No Maranhão, o avanço das síndromes gripais já provocou a notificação de 1.303 casos de SRAG em 2025, com 89 mortes. A pressão sobre o sistema de saúde motivou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a montar um Hospital de Campanha no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, para atender casos leves. A unidade contará com 20 poltronas para medicação e 10 leitos de observação.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Águas de Timon promove mutirão para cadastro da Tarifa Especial no CRAS Vila João Reis

Timon, 16 de setembro de 2025 - A Águas de Timon, realiza nesta quarta-feira (17), mais uma edição do mutirão Mais por Timon, iniciativa...

Dia Internacional da Identidade: como a Thales contribui para um futuro digital seguro e inclusivo

*Wellington Rodrigues Fonte: Freepik No dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Identidade, uma data que reforça a importância de garantir que todas...

Desperdício zero: veja dicas para aproveitar tudo na sua cozinha

Reportagem/Julina Castelo. Você já se deu conta de quantos alimentos acabam indo parar no lixo todos os dias? Sem dúvidas, ver a comida que não...