spot_img
spot_img

IBP reúne setor produtivo e academia para discutir mercado de asfalto no país

spot_img
Compartilhe:
Reportagem/Bruno Postiga Tavares
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realizou a segunda edição do 26º Encontro do Asfaltonos dias 11 e 12 de dezembro, em sua sede no Rio de Janeiro, com a presença de empresas, órgãos públicos, especialistas e acadêmicos para debater o futuro do segmento asfáltico brasileiro. O foco desta edição, que contou com apoio do governo federal e patrocínio da Petrobras, foi promover trocas de conhecimento, experiências e expectativas sobre o mercado de asfalto no contexto atual de maior demanda por sustentabilidade, eficiência e redução de emissões.
A importância de investimentos na melhoria da infraestrutura, principalmente a partir de novas soluções e tecnologias foi ponto central dos debates. A diretora executiva corporativa do IBP, Claudia Rabello, ressaltou que é essencial buscar alternativas para a produção de asfalto com viés de eficiência e sustentabilidade, especialmente no contexto em que se encontra o país que receberá no ano que vem a COP30. “A aproximação com a academia se torna fundamental e é chave para o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às exigências ambientais e tecnológicas do nosso setor. Justamente por isso que o primeiro dia do nosso evento foi dedicado à apresentação de dissertações e teses, o que reforça a importância da pesquisa e troca de conhecimento entre o setor e a academia”, destacou Cláudia.
No fim do primeiro dia foram entregues os prêmios João Menescal Fabricio, de melhor dissertação, e Salomão Pinto, de melhor tese, entre os trabalhos apresentados. O prêmio de melhor dissertação foi para “Proposta para seleção de ligantes e misturas asfálticas considerando deformação permanente e fadiga”, de Victoria Nunes Ramos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já a melhor tese de doutorado foi para “A balanced mixture design framework for asphalt mixtures based on performance-volumetrics relationships”, de Marcos Lamha Rocha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O segundo dia do Encontro do Asfalto trouxe a visão do mercado produtivo, mostrando o potencial e as oportunidades que o mercado de asfalto possui para continuar crescendo. Na abertura, o gerente de Sustentabilidade do IBP, Carlos Victal, destacou a importância do pilar ESG no desenvolvimento produtivo. Para o executivo, o combate à mudança climática tem de analisar a questão ambiental e também econômica e tecnológica. “No processo de transição energética existirão muitas oportunidades de novos segmentos, economias, expertises e no segmento de asfalto temos visto isso”, disse Victal.
Rosa Blajberg, engenheira de produção, da gerência comercial de asfalto da Petrobras, cujas vendas representam 80% a 90% do mercado brasileiro de produtos asfálticos, ressaltou o crescimento do mercado. “A partir de 2021 o mercado começou a subir ano após ano. Em 2024 estamos prevendo a venda de 2 milhões e 658 mil toneladas”, disse a executiva, no melhor resultado desde 2014. Ela destacou ainda a sustentabilidade do asfalto em comparação com outros produtos do mercado. “Por exemplo, uma tonelada de cimento gera 600 kg de CO₂, enquanto uma tonelada de asfalto gera cerca de 200 kg de CO₂”, comparou.
A programação ainda contou com uma mesa comemorativa dos 60 anos da Comissão de Asfalto, que é responsável pela curadoria técnica do Encontro de Asfalto.
Clique nos links abaixo para rever os dois dias de evento no Youtube do IBP.
Dia 1 – 11/12
Dia 2 – 12/12
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Maranhão é o 4º do Nordeste em geração de empregos formais; jovens lideram novas contratações

Reportagem/Jherry Dell'Marh O Maranhão segue em trajetória de recuperação e crescimento no mercado de trabalho. Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados...

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

Reportagem/Juliana Castelo Você sabia que a musculação está se tornando a nova moda entre crianças e adolescentes? Só que mais do que apenas querer músculos...

Vereadores avaliam como positiva a reunião com a Anatel para solução dos problemas de telefonia móvel em Timon

Em audiência realizada, hoje, 07, na sede da Gerência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Teresina, capital do Piauí, vereadores de Timon —...