spot_img
spot_img

Uma dieta equilibrada é uma das chaves para manter a saúde mental em dias

spot_img
Compartilhe:
Reportagem/James Pimentel
Uma pesquisa publicada em abril deste ano pela revista Nature Mental Health revelou que uma dieta equilibrada e variada pode ser o segredo para uma mente mais saudável. Ao analisar os hábitos alimentares de mais de 180 mil adultos britânicos, os cientistas identificaram quatro padrões dietéticos e os compararam em relação à saúde mental e cognitiva.
E o resultado surpreendeu quem ama um fast food. As pessoas que adotaram uma dieta equilibrada, sem restrições excessivas em grupos alimentares específicos, apresentaram os melhores resultados em testes de função cognitiva e relataram uma melhor saúde mental. Já dietas muito restritivas foram associadas a um menor volume de massa cinzenta em áreas do cérebro responsáveis pela coordenação motora e um maior risco de transtornos mentais.
A nutricionista Paula Talita, do Grupo Mateus, reforça a importância da alimentação para a saúde mental. Segundo ela, “uma alimentação saudável, equilibrada e rica em nutrientes possui um importante papel quando se refere à saúde mental, pois possui efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e auxilia na liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade”, explica.
O QUE COLOCAR NO PRATO?
A nutri indica que os alimentos mais recomendados para promover o bem-estar mental são: “carnes magras (frango, peru e peixes ricos em ômega-3), frutas (banana e abacate, frutas vermelhas), sementes de chia e linhaça, iogurtes e alimentos fermentados como kefir, legumes e feijões”.
A especialista do Grupo Mateus explica que alguns nutrientes desempenham um papel fundamental nesse processo: “Dentre os nutrientes podemos destacar o ômega-3, encontrado em peixes como salmão e sardinha e algumas sementes; triptofano presente na banana, aveia, quinoa, chocolate amargo; vitaminas do complexo B encontrados nas verduras de folhas verdes escuras (espinafre e brócolis), ovos, grãos integrais e carnes magras”.
A nutri destaca ainda os benefícios da mudança nos hábitos alimentares para a saúde mental. “A mudança nos hábitos alimentares vai atuar diretamente na melhora da qualidade do sono, regulação do humor, melhora no sistema imunológico, regulação da hidratação, redução de inflamação”, diz.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Gestão responsável de Uilma Resende garante antecipação do 13° aos servidores do Legislativo timonense

  Mais uma vez, Uilma Resende reafirma sua marca de gestor comprometido com as pessoas e com a boa governança. Nesta sexta-feira, 28 de novembro,...

Prefeitura de Timon realiza atividade ao ar livre com idosos do Cras Cidade Nova no Bioparque Zoobotânico Piauí

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), promoveu nesta quinta-feira (27) mais uma ação voltada ao fortalecimento de...

É diabético ou hipertenso? Saiba que essas doenças também podem afetar seus rins

Reportagem/Juliana Castelo Segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10% da população mundial apresenta a doença renal crônica. Já no Brasil, o...