spot_img
spot_img

Doutoranda da Uema se destaca com publicações sobre qualidade ambiental e sanidade de tambacu no oeste maranhense

spot_img
Compartilhe:
A doutoranda Karuane Saturnino da Silva Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem se destacado no cenário científico com publicações de impacto que abordam biomarcadores de contaminação ambiental e sanidade de tambacu (Colossoma macropomum × Piaractus mesopotamicus), espécie híbrida de peixe amplamente cultivada no oeste do Maranhão.

Os estudos, orientados pelo Prof. Dr. Diego Carvalho Viana e coorientados pela Profa. Dra. Ivaneide de Oliveira Nascimento, resultaram em três artigos publicados em revistas científicas de renome, sendo um internacional e dois nacionais.

Para Karuane, a publicação dos artigos representa uma grande realização pessoal e profissional. Ela reflete sobre os desafios e a gratificação de contribuir para a ciência e reforça a importância do trabalho coletivo e das parcerias institucionais. “Gostaria de enfatizar que me sinto realizada ao publicar os trabalhos acima citados. A trilha percorrida até aqui foi muito grande e sinuosa, porém é muito gratificante poder contribuir para a ciência relacionando os estudos com a qualidade de alimentos ofertados à comunidade. Essas publicações são representações dos esforços de toda a equipe envolvida, da orientação adequada dos professores e das parcerias bem feitas entre instituições de ensino”, destacou ela.

O orientador, Prof. Dr. Diego Carvalho Viana, expressou imensa satisfação em acompanhar a trajetória acadêmica de Karuane, destacando a relevância de suas contribuições científicas e sociais. Ele ressaltou a importância dos estudos publicados, que abordam questões cruciais como segurança alimentar, sustentabilidade na piscicultura e integração entre academia e comunidade local.

“É com imensa satisfação que acompanho a trajetória acadêmica da doutoranda Karuane Saturnino da Silva Araújo, cuja dedicação, rigor científico e comprometimento resultaram em relevantes contribuições para a ciência e para a sociedade. Os artigos publicados refletem não apenas a qualidade do trabalho desenvolvido, mas também a importância do monitoramento ambiental e sanitário na piscicultura, especialmente no contexto do oeste maranhense. Destaco o impacto dos estudos na discussão sobre a segurança alimentar e a sustentabilidade das práticas aquícolas, fortalecendo a integração entre a academia, a comunidade local e a gestão de recursos naturais. O sucesso alcançado é fruto de sua resiliência e da colaboração com uma equipe multidisciplinar, mostrando que, com esforço conjunto, é possível gerar conhecimento transformador e aplicável”, frisou.

A coorientadora, Profa. Dra. Ivaneide de Oliveira Nascimento, ressaltou que “a dedicação e seriedade de Karuane resultaram em publicações de excelência, que enriquecem a discussão sobre segurança alimentar e sustentabilidade”.

Artigo Internacional: uma análise inéditaPublicado na revista Water (Qualis A3), o artigo internacional analisou parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água, além da presença de E. coli nos músculos do tambacu. A pesquisa revelou que os padrões de qualidade da água não atendem às normas nacionais, apontando águas residuais não tratadas como fonte de contaminação. A descoberta inclui ainda a primeira caracterização de zooplâncton em tanques da região, destacando a presença de Rotifera, Cladocera, Copepoda e Protozoa.

“O monitoramento de contaminantes microbiológicos e químicos nas águas de descarte é essencial para minimizar o risco de contaminação da água e dos peixes destinados ao consumo humano”, disse ela.

Artigos nacionais: saúde e segurança alimentar em focoOs artigos aceitos para publicação e/ou publicados nas revistas InterEspaço (Qualis A2) e Ciência Animal investigaram a qualidade da água e a presença de parasitas em tambacu. As análises detectaram contaminação microbiológica acima dos padrões legais em amostras de água, ração, filé e brânquias, além da ocorrência de parasitas como Monogenoidea, destacando a influência direta da qualidade da água sobre a saúde dos peixes.

Segundo Karuane, “a piscicultura tem se tornado cada vez mais relevante, desempenhando uma função vital na produção de peixes destinados ao consumo humano. Incentivos à cadeia de piscicultura na Amazônia Legal podem assegurar alimentos seguros e de qualidade para a população”.

Colaboração interdisciplinar e impacto regionalOs estudos foram realizados com a colaboração de pesquisadores de instituições como a UEMASUL (Prof. Dr. Marcelo Francisco da Silva e Profa. Dra. Elizabeth Nunes Fernandes); Universidade Nacional do Litoral – UNL, Santa Fé S3000, Argentina (Profa. Dra. Ana Maria Gagneten); e Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana IIAP-Iquitos, Perú (Prof. Dr. Germán Augusto Murrieta Morey); Profa. Dra. Francisca Neide Costa (PPGCA/Uema); Prof. Dr. Fabiano Corrêa (PPGCA/Uema); doutorando Thiago Acioly (doutorando em Ciência Animal PPGCA/Uema), além de doutorandos do Núcleo de Estudos Morfofisiológicos Avançados (NEMO) e do PPGCA/Uema.

As conquistas de Karuane demonstram o impacto transformador da pesquisa científica na piscicultura regional, contribuindo para práticas mais seguras e sustentáveis na produção de peixes no oeste maranhense.

Fonte: Uema
Texto: Paula Lima
Governo MA   (98) 2108-6316   [email protected]
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Timon recebe equipe da SETUR no Sítio Tamboril para fortalecer o turismo regional

Nesta quinta-feira (7), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMEDEST) e da Secretaria Municipal...

Técnico reafirma compromisso do Timon Esporte Clube e desmente fake news sobre a equipe

Diferente do que vem sendo divulgado, as atividades do TEC (Timon Esporte Clube) seguem normalmente, com total comprometimento da equipe técnica, atletas e...

Prefeitura de Timon promove ação de vacinação na Escola Senador Archer na zona rural

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e da Secretaria de Educação (SEMED), levou, nesta quarta-feira (6), vacinação e atualização...