spot_img
spot_img

Enem 2025: o que fazer quando a jornada continua

spot_img
Compartilhe:
A chave para um novo início está em avaliar o desempenho e criar um plano de estudos eficiente, afirma especialista
Reportagem/Jherry Dell’Marh
Você se preparou. Estudou, virou noites, resolveu exercícios – tudo em busca da aprovação e da entrada na universidade. Mas, infelizmente, parece que dessa vez o resultado não foi o que você esperava. O que fazer com o sentimento de frustração ao não ser aprovado no vestibular?
Segundo a pedagoga Helen Almeida, diretora pedagógica do Colégio e Pré-Vestibular Audaz, é fundamental reconhecer e validar essas emoções como parte do processo de aprendizado. “Nem tudo vai estar bem o tempo inteiro. E aceitar quando as coisas não estão bem é um primeiro passo para superar esses sentimentos”, afirma ela.
Em 2025, 8.311 estudantes no Maranhão deram um importante passo em direção ao sonho de ingressar em uma universidade pública. Para outros tantos, o início do ano trouxe o desafio de lidar com a decepção e recomeçar os estudos.
Pedro Oliveira, de 24 anos, morador do Cohatrac IV, tem o sonho de cursar Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mas o sonho ficou pelo meio do caminho.  Após quatro tentativas no Enem, ele ainda não conseguiu atingir a nota de corte desejada. Apesar disso, ele segue determinado. “Cada ano eu aprendo algo novo com os meus erros e busco maneiras de melhorar. Ainda não foi dessa vez, mas sei que estou mais próximo do meu objetivo”, relata.
Por outro lado, Ana Paula Santos, de 27 anos, residente do Monte Castelo, decidiu mudar de estratégia após duas tentativas de entrar no curso dos sonhos. Ela almeja cursar Direito na UFMA, mas, este ano, optou por se matricular em outro curso na área de Humanas. “Ainda penso em Direito, mas agora, que já estou cursando uma faculdade, consigo me preparar sem tanta pressão. Essa decisão me deu mais tranquilidade emocional”, compartilha Ana.
A frustração do estudante muitas vezes é compartilhada pelos pais, e a forma como eles lidam com isso pode influenciar diretamente na recuperação emocional dos filhos. “O papel dos pais é fundamental para mostrar que é possível continuar tentando. Eles também devem trazer exemplos de superação nas suas próprias vidas,  mostrando que nem sempre conseguimos tudo na primeira tentativa”, reforça Helen Almeida.
Reorganizando os estudos
A chave para um novo início está em avaliar o desempenho e criar um plano de estudos eficiente. Helen Almeida sugere que os estudantes utilizem seus próprios resultados no Enem para identificar suas áreas de maior dificuldade e ajustar o foco dos estudos para este ano. “Direcionar a atenção para as principais fragilidades é essencial, sem deixar de lado as áreas em que o desempenho foi bom. Assim, é possível equilibrar o tempo de estudo e manter um progresso constante”, explica.
Além disso, contar com o apoio de professores, orientadores e grupos de estudo pode fazer toda a diferença. “Esses especialistas têm dicas valiosas e podem ajudar na organização dos estudos, apontando as estratégias mais eficazes para cada aluno. A troca de experiências em grupos de estudo também é altamente benéfica”, destaca a pedagoga.
Aceitar as dificuldades e utilizá-las como degraus para o sucesso é parte do crescimento pessoal. O Enem, embora desafiador, oferece oportunidades para aprendizado e superação. Para muitos, a semana é de comemoração. Para Pedro e Ana Paula, assim como para milhares de estudantes, a jornada continua.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Os planos de Trump para o Brasil

Agora que o presidente dos EUA, Donald Trump, tomou posse, a indagação que paira de modo geral nas mentes dos brasileiros diz respeito a...

Câmara de Timon agora mais perto da população: sessões serão transmitidas ao vivo pelo Instagram

A partir desta quarta-feira (04/02), a Câmara Municipal de Timon dá mais um passo importante para aproximar a população das decisões legislativas. Por meio...

Prefeito de Timon reafirma continuidade de processos seletivos e anuncia pagamentos pendentes em reunião com gestores

O prefeito Rafael Brito participou, nesta segunda-feira (03), da Reunião dos Gestores da Educação, realizada no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz. O evento...