spot_img
spot_img

Atividade Física em dias de chuva

spot_img
Compartilhe:


Exercícios feitos em casa podem ser uma solução para não ficar parado

Você até acordou disposto a fazer sua atividade física do dia, mas logo após se vestir notou que começou a chover. E agora, o que fazer? Vai assim mesmo ou adia o exercício até o tempo melhorar? No período mais chuvoso do ano, quem gosta de se exercitar ao ar livre acaba sofrendo com a instabilidade do tempo e prejudicando a rotina de atividade física.

O professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio São Luís, Hirlon Braga, explica que o mau tempo não pode ser um impedimento para quem está buscando manter uma rotina de exercícios regulares e que, nessas horas, é necessário buscar a criatividade e se exercitar em casa mesmo.

Durante a pandemia, uma prática que se tornou comum no período mais severo de lockdown e que se manteve nos anos seguintes, ainda que com menos adeptos, foi a atividade física dentro de casa. Através do computador ou mesmo do aparelho celular, professores dão aulas de exercícios que podem ser realizados no lar e pessoas comuns podem seguir o passo a passo, executando conforme orientação, o que ajuda a não ficar parado e manter a saúde em dia. “Atualmente, muitas dessas aulas são gratuitas e podem ser encontradas no YouTube ou pagas por meio de assinaturas por um custo baixo. São práticas de funcional, movimentos de dança, atividades voltadas à queima de gordura e até yoga”, pontua o profissional.

O especialista alerta, porém, que é preciso tomar alguns cuidados ao fazer atividades em casa. “A orientação é que seja feita uma avaliação clínica e física junto a um profissional. Ao iniciar os exercícios, é importante fazer um alongamento antes e depois do exercício, usar roupas confortáveis, prestar atenção no calçado que se está usando para evitar acidentes, respeitar os limites do próprio corpo e se manter hidratado”, enumera.

Para quem, mesmo debaixo de chuva, prefere fazer sua atividade ao ar livre, o professor alerta para alguns cuidados que devem ser tomados: realizar um aquecimento, usar roupas específicas para treino em chuva para proteger o corpo, além de estar bem alimentado e com a imunidade em alta para evitar mal estar. “Em ambientes abertos, a orientação é também buscar abrigo caso a chuva esteja forte, com relâmpagos, raios e trovões, especialmente se for uma atividade em piscina. É necessário também observar o tipo de calçado que se está usando, se tem o solado antiderrapante para evitar quedas”, reforça.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Timon amplia efetivo da Guarda Civil Municipal com nomeação de novas agentes

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SEMSPC), realizou nesta segunda-feira (08) a solenidade de nomeação de...

Câmara de Timon aprova por unanimidade projeto que regulamenta apreensão de animais soltos em vias públicas

A Câmara Municipal de Timon aprovou por unanimidade, durante a sessão plenária desta segunda-feira, 08, o Projeto de Lei que regulamenta a apreensão de...

HIV: Maranhão soma mais de 9 mil novos casos em três anos 

Só em 2024, foram 2.568 novos casos de HIV e 629 casos de aids, com 201 gestantes diagnosticadas e 358 óbitos  Reportagem/Jherry Dell'Marh  “E se eu...