spot_img
spot_img

Atividade Física em dias de chuva

spot_img
Compartilhe:


Exercícios feitos em casa podem ser uma solução para não ficar parado

Você até acordou disposto a fazer sua atividade física do dia, mas logo após se vestir notou que começou a chover. E agora, o que fazer? Vai assim mesmo ou adia o exercício até o tempo melhorar? No período mais chuvoso do ano, quem gosta de se exercitar ao ar livre acaba sofrendo com a instabilidade do tempo e prejudicando a rotina de atividade física.

O professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio São Luís, Hirlon Braga, explica que o mau tempo não pode ser um impedimento para quem está buscando manter uma rotina de exercícios regulares e que, nessas horas, é necessário buscar a criatividade e se exercitar em casa mesmo.

Durante a pandemia, uma prática que se tornou comum no período mais severo de lockdown e que se manteve nos anos seguintes, ainda que com menos adeptos, foi a atividade física dentro de casa. Através do computador ou mesmo do aparelho celular, professores dão aulas de exercícios que podem ser realizados no lar e pessoas comuns podem seguir o passo a passo, executando conforme orientação, o que ajuda a não ficar parado e manter a saúde em dia. “Atualmente, muitas dessas aulas são gratuitas e podem ser encontradas no YouTube ou pagas por meio de assinaturas por um custo baixo. São práticas de funcional, movimentos de dança, atividades voltadas à queima de gordura e até yoga”, pontua o profissional.

O especialista alerta, porém, que é preciso tomar alguns cuidados ao fazer atividades em casa. “A orientação é que seja feita uma avaliação clínica e física junto a um profissional. Ao iniciar os exercícios, é importante fazer um alongamento antes e depois do exercício, usar roupas confortáveis, prestar atenção no calçado que se está usando para evitar acidentes, respeitar os limites do próprio corpo e se manter hidratado”, enumera.

Para quem, mesmo debaixo de chuva, prefere fazer sua atividade ao ar livre, o professor alerta para alguns cuidados que devem ser tomados: realizar um aquecimento, usar roupas específicas para treino em chuva para proteger o corpo, além de estar bem alimentado e com a imunidade em alta para evitar mal estar. “Em ambientes abertos, a orientação é também buscar abrigo caso a chuva esteja forte, com relâmpagos, raios e trovões, especialmente se for uma atividade em piscina. É necessário também observar o tipo de calçado que se está usando, se tem o solado antiderrapante para evitar quedas”, reforça.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Todos os municípios do Maranhão aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc

No primeiro ciclo, que também teve 100% de adesão, o Maranhão recebeu R$ 113,5 milhões para o período 2023-2024, com R$ 60,8 milhões para...

Leandro Bello cumpre agenda intensa em Timon com inauguração de pontes e participação em arraiais na zona rural

O deputado estadual Leandro Bello teve um fim de semana de agenda movimentada em Timon, fortalecendo o diálogo com as comunidades da zona rural...

Vereador Thiago Carvalho anuncia a 3ª Festa do Regueiro no dia 13 de setembro

A cidade de Timon já tem data marcada para vibrar ao som do reggae. No dia 13 de setembro, o Complexo Cultural de Timon...