spot_img
spot_img

Choques elétricos: veja o que fazer ao sofrer o acidente em casa

spot_img
Compartilhe:
Reportagem/Juliana Castelo
“É assustador. Fiquei muito nervosa só de sentir a corrente passando para a minha mão. Mas, consegui largar o fio a tempo senão, com certeza, o estrago seria maior e eu teria que ir para o hospital”, conta Angela Lindoso, 53. Durante a simples tarefa de organizar as luzes de natal na sala de casa, ela acabou passando por uma experiência de dor e susto. O alerta de segurança e risco de choques elétricos fica ainda mais válido no período natalino, em que muitos já começam a enfeitar suas casas com luzes e decorações festivas.
Especialistas alertam que o uso inadequado de extensões, a sobrecarga de circuitos e a utilização de itens não certificados para decorar os ambientes podem aumentar consideravelmente o perigo. “Alguns sinais comuns incluem disjuntores que desarmam com frequência, luzes que piscam ou oscilam, cheiro de queimado próximo a tomadas ou fios expostos. Outro alerta é o aquecimento excessivo de interruptores ou tomadas. Nessas situações, é essencial evitar improvisos e chamar um eletricista”, explica o professor de Engenharia do Centro Universitário Estácio São Luís, Glauber Alves.
Ao tentar pendurar uma cortina de luzes na parede da sala, Angela, que é hipertensa, conta que estava com o produto ligado nas mãos quando sofreu o choque. “Queria ver como as luzes ficariam instaladas e não me dei conta do risco. Senti uma dor muito forte na mão e uma sensação de pressão, até que consegui me soltar. Fiquei com muito medo de que a corrente passasse para o meu coração”, recorda a dona de casa.
E o alerta também é consequência das estatísticas. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2024 – Ano Base 2023, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a região Nordeste lidera o ranking de acidentes causados por choques elétricos, totalizando 291 ocorrências e 218 mortes no ano passado. Por isso, ficar de olho no jeito certo de lidar com alguém que sofreu o acidente também é essencial.
“É preciso verificar se a rede elétrica já está desligada, para dar o suporte. Observe os sinais vitais, especialmente o pulso e os batimentos cardíacos, que podem estar desorganizados devido ao choque. Toda vítima de choque elétrico tem que fazer o ECG (eletrocardiograma). Além disso, deve-se monitorar o pulso durante pelo menos 5 dias consecutivos e a observar sinais como taquicardia, que é batimento cardíaco acelerado, ou bradicardia, o batimento desacelerado”, orienta a professora do curso de Enfermagem da Facimp Wyden, Raquel Borges.
Para não repetir o susto, Angela conta que está de olho nos cuidados para evitar o acidente. “Só quem passa por isso sabe o desespero que nos causa. Agora estou muito atenta em como posso pegar nesses materiais para decorar a minha casa”, afirma.
E para garantir a segurança dela e a de quem mais quiser deixar o ambiente iluminado para o Natal, o professor de engenharia tem dicas valiosas. “Usem luvas isolantes, sapatos com solado de borracha e ferramentas com cabos isolados, como alicates e chaves de fenda. Considere também usar um multímetro para verificar se há corrente antes de tocar nos fios. Recomendo ainda o uso de óculos de proteção, especialmente ao instalar ou remover lâmpadas, para evitar acidentes com estilhaços em caso de quebra”, finaliza Glauber.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Spazio inaugura sua primeira loja independente e eleva a experiência de compra no São Luís Shopping

Reportagem/Juliana Castelo Há lugares que conquistam antes mesmo da primeira compra. No novo Spazio, a experiência começa devagar, no passo curioso de quem entra e,...

Prefeitura de Timon empossa novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SMM), realizou na manhã desta terça-feira (02) a Solenidade de Posse das novas...

Prefeitura de Timon reforça orientação sobre nova sinalização no entorno do Posto Fiscal

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), está dando suporte à obra executada pelo Departamento...