spot_img
spot_img

Quatro dicas para chegar a envelhecer com mais qualidade de vida

spot_img
Compartilhe:


Mundo terá mais de dois bilhões de idosos em 2050, segundo a Organização Mundial de Saúde

Por Elainy Castro

Imagine a população da China, conhecida por ser o país mais populoso do mundo, com aproximadamente 1,4 bilhão de habitantes. Agora, acrescente a este número mais 600 milhões de pessoas. Fez as contas? O resultado dessa soma é a quantidade de pessoas com idade acima de 60 anos que estarão vivendo no mundo em 2050: mais de dois bilhões de pessoas. Os números são da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Antes, a preocupação era alcançar os sessenta anos. Agora, as pessoas se perguntam em que condições vão chegar a esta idade”, comenta o médico e professor da Faculdade de Medicina de Açailândia (Idomed Fameac), Pablo Germano.

Para chegar com qualidade de vida à terceira idade, alguns hábitos são fundamentais. Confira abaixo:

1. Preze por hábitos alimentares saudáveis
A alimentação é um ponto chave para o bem-estar. Priorize refeições ricas em alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, legumes, grãos, cereais e carnes magras. Em compensação, é importante evitar comidas processadas, doces e frituras. “Isso não significa manter uma dieta ultra restritiva, mas sim, saber controlar o que se come e dar preferência para opções saudáveis”, explica.

2. Mantenha o sono regulado
Além do cuidado com a alimentação, Pablo ressalta a importância de dormir bem. Segundo do ele, essa deve ser uma prioridade na rotina dos idosos. “O sono é um estado de recuperação e descanso tanto da mente quanto do corpo. Sendo assim, a saúde pode estar diretamente relacionada com a qualidade de sono. Vale destacar que idosos precisam dormir de sete a oito horas por dia”, comenta.

3. Tenha uma vida social ativa
Mas não é só a alimentação e o sono que devem ser levados em conta para que o idoso tenha uma vida mais saudável. Idosos não estão imunes à depressão e, neles, a doença pode se apresentar de forma diferente do que se está acostumado a ver em jovens e adultos. “As pessoas nessa época da vida relatam facilmente sintomas como tristeza, desânimo e falta de interesse na vida”, explica Pablo. Segundo o profissional, para evitar desenvolver a depressão é fundamental que o idoso faça amizades, interaja com outras pessoas, converse, passeie e invista em relacionamentos interpessoais.

4. Pratique atividade física regular
Manter o corpo ativo e ter o hábito de fazer atividades físicas, segundo os especialistas, é uma ótima alternativa para envelhecer com mais saúde. “Os exercícios são benéficos para todas as idades e, para os idosos, ajudam no controle do peso, controla a pressão arterial, a postura e equilíbrio, preservam os ossos e articulações, além de prevenir enfermidades e dores”, explica.
Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Hapvida recebe selo de reconhecimento público por contribuição à diversidade e à inclusão no Poder Judiciário

Reportagem/Aline Sousa Empresa incentiva o equilíbrio do perfil étnico-racial dos magistrados brasileiros, dentre os quais 81% são brancos, 13,5% são pretos e pardos e apenas...

40 dias para o Enem: cinco dicas de especialista para se destacar nas provas

Reportagem/Juliana Castelo Medicina, Direito, Biomedicina, Engenharia, Fisioterapia, Odontologia. Todos esses cursos estão entre os que registraram as notas de corte mais altas no Sistema de...

Oito meses de governo: avaliação dos secretários da gestão Rafael Brito

Passados oito meses da gestão do prefeito Rafael Brito, analistas políticos e administrativos afirmam que já é possível avaliar o desempenho de seus secretários...