spot_img
spot_img

Setur-MA e ICMBio debatem o ordenamento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

spot_img
Compartilhe:

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, reuniu-se de forma virtual nesta terça-feira (25), com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nacional, e a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), Cristiane Figueiredo, para discutir o ordenamento e definir estratégias da regulação do fluxo de turistas, bem como a determinação do número máximo de visitantes na região do parque, por meio da capacidade de carga turística.

A administração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é de responsabilidade do ICMBio, que é responsável gerir, monitorar e fiscalizar as ações na área.

Durante o encontro virtual, que contou também com a presença do gerente regional Nordeste do ICMBio, Rafael Laia, e de Paulo Farias e Allan Crema, respectivamente coordenador e analista do setor de Planejamento e Estruturação da Visitação e do Ecoturismo do ICMBio (COEST), foram tratadas também demandas relacionadas a infraestrutura do parque, como melhorias estruturais do ponto de fiscalização de acesso às lagoas, além da manutenção e a instalação de banheiros no ponto de acesso à escadaria da Lagoa Bonita.

“A Secretaria Estadual de Turismo está à disposição para colaborar no que for necessário no desenvolvimento do parque. Vários encaminhamentos foram dados a partir desse primeiro contato e, a perspectiva é avançarmos em comunicação com outros órgãos de governo estadual e municipal, a fim de protegermos e cuidarmos de um dos mais importantes atrativos do estado, que é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Foram acordadas também na reunião outras possíveis ações para a melhoria dos serviços de visitação do parque como a realização de pesquisa de satisfação de visitantes aos atrativos da região, por meio do Observatório do Turismo do Maranhão, além da coleta de amostra da água das lagoas do Parque para constatar as condições de balneabilidade do local, que será realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

O parque está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, sendo visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo. Fonte/Setur-MA.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crise hídrica no Cerrado: Volume de chuva diminui 38% na bacia do Parnaíba em comparação com a década de 70 

  Entre seis bacias analisadas, a do Parnaíba ocupa o primeiro lugar no ranking de redução da pluviosidade. Levantamento inédito foi realizado no projeto especial...

Peppa Pig transforma São Luís em um mundo encantado nas férias escolares

Atração “Parque da Peppa – A Festa!” ocupa mais de 260 m² e promete diversão mágica para crianças e suas famílias Um universo cor-de-rosa e...

Prefeitura de Timon reabre escola no Povoado Mundo Novo com foco na inclusão e no futuro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reativou nesta quarta-feira (2) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa...