spot_img
spot_img

Dia Internacional da Identidade: como a Thales contribui para um futuro digital seguro e inclusivo

spot_img
Compartilhe:
*Wellington Rodrigues
Fonte: Freepik
No dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Identidade, uma data que reforça a importância de garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma identidade confiável, segura e reconhecida globalmente. Na maioria dos países, não ter um documento de identidade não é apenas um obstáculo burocrático; limita direitos básicos, como vacinação infantil ou matrícula escolar. A identidade legal é muito mais do que um pedaço de papel ou um cartão: é a chave que abre as portas da cidadania, garante direitos fundamentais e possibilita o acesso a serviços essenciais como saúde, educação, finanças e mobilidade. No mundo digital de hoje, ela representa também segurança, confiança e inclusão.
Garantir que cada pessoa tenha uma identidade reconhecida é, portanto, um desafio coletivo e global. Por isso, organizações internacionais e governos vêm unindo esforços para transformar esse direito em realidade. A ONU, por exemplo, exige o fornecimento de identidade legal para todos, incluindo registro de nascimento, até 2030 como um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Mesmo que para aqueles que já possuem documentação, a identidade possa parecer um direito garantido, em muitas partes do mundo, fatores geográficos, sociais e políticos continuam a privar milhões de pessoas desse acesso. O relatório mais recente do UNICEF revela que, embora 77% das crianças nascidas nos últimos cinco anos tenham conseguido obter identificação legal, ainda existem 150 milhões de crianças menores de cinco anos não registradas, 50 milhões das quais nem sequer possuem certidão de nascimento. Para os sistemas governamentais, elas são praticamente invisíveis.
A disparidade regional nos países em desenvolvimento é evidente: a América Latina e o Caribe apresentam a maior taxa de nascimentos registrados (95%), enquanto no outro extremo, a África Subsaariana representa mais da metade das crianças não registradas (51%) no mundo, cerca de 90 milhões de meninos e meninas.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) alerta que a falta de documentação em alguns países latino-americanos tem consequências para a vida toda. Em algumas regiões, crianças sem identidade legal recebem, em média, 13,9% menos vacinas contra doenças fatais e têm 17,7% menos probabilidade de se matricular na escola do que aquelas com documentos oficiais.
Além disso, em um mundo onde a identidade é cada vez mais digitalizada, a questão não é mais apenas quem possui um documento, mas qual o nível de segurança e confiança que esse documento oferece em ambientes digitais. Um dos desafios dos próximos anos será garantir que a tecnologia não apenas simplifique procedimentos, mas também proteja direitos e crie confiança nos sistemas de identidade digital.
Uma das medidas necessárias para indivíduos, governos e empresas é a proteção de documentos de identidade em ambientes digitais, dada a velocidade da transformação tecnológica. Ter um documento no celular ou ser reconhecido por biometria também faz parte do universo de acesso e democratização do direito à identidade.
Sem medidas robustas de segurança cibernética, esses sistemas podem ficar vulneráveis a fraudes, roubo de identidade e acesso não autorizado. A proteção da identidade digital promove a confiança dos cidadãos em governos e instituições, mas também fortalece a transparência na prestação de serviços públicos e privados. Assim, todas as camadas do sistema de identificação podem ser atendidas, garantindo o direito à identidade de todos os cidadãos.
Neste Dia Internacional da Identidade, reforçamos nosso compromisso em utilizar a tecnologia para promover um mundo cada vez mais seguro e inclusivo.
*Wellington Rodrigues, Vice-presidente de Vendas de Soluções de Identidade e Biometria de Thales para a América Latina
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Águas de Timon promove mutirão para cadastro da Tarifa Especial no CRAS Vila João Reis

Timon, 16 de setembro de 2025 - A Águas de Timon, realiza nesta quarta-feira (17), mais uma edição do mutirão Mais por Timon, iniciativa...

Desperdício zero: veja dicas para aproveitar tudo na sua cozinha

Reportagem/Julina Castelo. Você já se deu conta de quantos alimentos acabam indo parar no lixo todos os dias? Sem dúvidas, ver a comida que não...

Prefeitura realiza mutirão para cadastro da tarifa especial de água no Cras Vila João Reis nesta quarta (17)

Mas atencão! Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no CadÚnico, possuir renda familiar per capita de até R$ 218,00 e manter consumo...