spot_img
spot_img

Iniciada a obra do Parque Floresta Fóssil e Museu de Paleontologia de Teresina

spot_img
Compartilhe:

Já está sendo implantado o canteiro da obra do Parque Ambiental Floresta Fóssil, que abrigará um Museu de Paleontologia, na Avenida Marginal Poti Sul, próximo à curva do Cfap. Com investimento de aproximadamente R$ 12 milhões através do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), o prazo de execução é de 12 meses.

O Parque Ambiental da Floresta Fóssil do rio Poti constitui um acervo paleontológico raro, que contém troncos datados da era Paleozoica, com aproximadamente 270 milhões de anos. O Parque guarda informações importantes que representam fontes de pesquisa para estudiosos, sendo o único no mundo, dentro da zona urbana, com troncos em posição de vida ou de crescimento (vertical), o que significa que se tornaram fósseis no lugar exato em que viveram.

O museu terá salão de exposição, café, banheiros, loja, parte administrativa, apoio aos pesquisadores, auditório e plataforma de observação. O projeto conta ainda com um Centro de Apoio ao Visitante (leste), um prédio administrativo e de manutenção, com estacionamento interno interligado a trilhas que dão acesso aos equipamentos.

A engenheira da SDU Centro Norte, Adélia de Melo, explica que a obra da Floresta Fóssil ainda está em fase inicial. “Estamos com os tratores no local fazendo a limpeza ada área onde será construído o prédio administrativo, mas vencida essa etapa daremos início a obra propriamente dita”, enfatiza.

Adélia ressalta que, por se tratar de um local tombado da União, foram necessárias algumas licenças ambientais, por isso demorou um pouco para a obra começar. “Somente poderíamos iniciar os trabalhos com todas as devidas autorizações, mas agora estamos com tudo organizado. A nossa expectativa é que no segundo semestre a cidade poderá contar com mais essa área de lazer”, acrescenta.

Ainda segundo a engenheira, a infraestrutura vai proporcionar um local apropriado para a conservação das peças e para a sua exposição turística. “Todo o nosso trabalho será voltado para a conservação desse patrimônio arqueológico e paleontológico. Todo fóssil que for encontrado será guardado e conservado para pesquisadores, pois esse será um local voltado para que esse público conheça essas peças que existem há mais de 270 milhões de anos”, finaliza.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...