spot_img
spot_img

Guardar remédio de forma incorreta reduz eficácia e põe em risco a saúde

spot_img
Compartilhe:
Especialista explica riscos e traz orientações para armazenamento adequado
Reportagem/Juliana Castelo
O armazenamento correto de medicamentos é tão importante quanto o seu uso de forma correta e sob prescrição médica. Embora pareça, para algumas pessoas, algo irrelevante, o modo errado de guardar os remédios pode interferir significativamente nos efeitos, qualidade e segurança. De forma mais objetiva, toda e qualquer condição inadequada, como temperatura, umidade e exposição à luz, podem degradar os princípios ativos, o que torna o tratamento menos efetivo ou até mesmo inseguro.
Importante mencionar, inclusive, que a forma incorreta de os armazenar tende a fazer com que o prazo de validade indicado na embalagem se torne inferior, o que impacta o aspecto financeiro e traz risco à saúde. Segundo a professora do Unifacid Wyden, Lorena Braz de Oliveira, farmacêutica e mestre em farmacologia, quando um medicamento é armazenado incorretamente pode perder sua potência ou ter sua composição alterada. “Isso pode resultar em ineficácia do tratamento, reações adversas inesperadas e até riscos graves à saúde do paciente”, alerta.
No que diz respeito às recomendações e dicas para armazenamento, a professora Lorena compartilha que é fundamental verificar a faixa de temperatura indicada na embalagem. Isso porque muitos medicamentos precisam ser mantidos em ambiente fresco e seco e, em contrapartida, outros requerem refrigeração. Além disso, ela ressalta que é necessário “manter os medicamentos longe da luz solar direta e da umidade (evitar banheiros e cozinhas). Gavetas e armários fechados são locais adequados. Sem contar que guardar medicamentos fora do alcance de crianças e animais é um ponto de atenção”, observa.
Também é válido recordar que o ideal é não misturar medicamentos diferentes no mesmo recipiente para evitar confusão. Com relação a outros pontos de alerta, “se o medicamento apresentar mudanças na cor, odor, consistência ou sinais de umidade (como comprimidos grudados ou frascos com manchas), há um risco de degradação. Nesse cenário, o recomendado é não fazer o uso do medicamento”, alerta a professora Lorena.
Para quaisquer indícios de que o medicamento está inapropriado para uso, consultar um farmacêutico para confirmar a integridade do produto e, se necessário, substituí-lo, é a principal recomendação. De modo geral, em caso de dúvidas, descarte o remédio em locais apropriados, como farmácias que aceitam medicamentos para descarte.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon reforça compromisso com a infância e adolescência no I Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A Prefeitura de Timon realizou, nesta sexta-feira (12), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, reunindo gestores municipais, conselhos, profissionais das áreas de saúde,...

PROERD forma aproximadamente mil crianças em solenidade realizada em Timon

A Prefeitura de Timon, em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, realizou na manhã desta sexta-feira (12) a formatura de aproximadamente mil alunos...

Prefeitura de Timon entrega reforma da UBS do São Benedito e amplia investimentos na saúde básica

A Prefeitura de Timon realizou, nesta quinta-feira (11), a solenidade de entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Benedito. A obra...