spot_img
spot_img

Potycabana pode fechar as portas

spot_img
Compartilhe:
Nova Potycabana
Nova Potycabana

O caso da novela é antigo, de alguns meses pra cá e com atraso de quatro meses no salário dos funcionários e falta de recursos para a manutenção, o Parque Nova Potycabana está mais uma vez ameaçado de fechar as portas. O campo de futebol é uma das áreas afetadas e passou a funcionar apenas uma vez por semana. A possibilidade de fechamento ocorre exatamente no período em que triplica o número de visitantes. No último sábado (17), cerca de 28 mil pessoas foram ao espaço de lazer.

O superintendente do parque, Francisco Mota, conta que tem mantido diálogo com representantes das secretarias de Educação e Administração, mas não há confirmação sobre o prazo para a regularização do repasse.

“O Estado tem um sistema de pagamento financeiro e o dinheiro ainda não foi liberado. O repasse de agosto foi realizado em dezembro. Agora já são quase cinco meses de atraso. O diálogo tem sido positivo, porém, ainda não tem prazo. A ameaça de fechamento existe por que o parque precisa de dinheiro para funcionar e vamos sustentar a situação até o início do mês de fevereiro”, explica Chicão.

Ao todo 45 funcionários trabalham na Nova Potycabana divididos entre área de limpeza, fiscais de conservação e administrativo. Francisco Mota ressalta ainda que a prioridade dos recursos é para o pagamento dos funcionários. Por outro lado, reforça que a  manutenção da infraestrutura está comprometida.

“Deixamos de investir na infraestrutura de manutenção. O campo de futebol, que passou uma temporada de dois meses parado e antes funcionava duas vezes, funciona agora uma vez por semana. Não há recursos para cortar a grama. Além da quadra de areia, a questão da pintura, há o teto do palco grande para fazer, projetos que deveriam ser executados e não estão em funcionamento”, elenca o superintendente.

Francisco Mota não quis precisar o montante total dos débitos referentes ao parque e disse que está sendo realizado um levantamento para atualização das despesas.

A Potycabana é administrada por uma associação que tem convênio com a Coordenadoria da Juventude. Porém, os repasses são feitos pela Secretaria Estadual de Educação. Em outubro de 2014, o parque também esteve ameaçado de paralisar as atividades devido a um débito de R$ 980 mil.

Secretaria envia nota

A Secretaria Estadual da Educação informa que os repasses para o Parque Potycabana estão atrasados na gestão anterior. Antes de retomar os pagamentos, a atual gestão da Seduc decidiu encaminhar o contrato de gestão com a entidade que administra o Parque (Associação de Promoção da Juventude), as prestações de contas apresentadas, entre outras informações, à Procuradoria Geral do Estado para avaliar possíveis irregularidades.

A nota diz ainda que estão sendo observados os débitos da Seduc com a entidade, a legalidade do contrato de gestão, da contratação de pessoal e as prestações de contas. Em aproximadamente uma semana, a Seduc espera receber o parecer da PGE e apresentar à administradora da Potycabana sua decisão sobre a retomada dos pagamentos e quitação dos débitos anteriores. O prazo deve coincidir com a abertura do sistema de administração financeira do Estado, ou seja, até lá nenhum repasse poderá ser efetuado.

 

Edição: Veja Timon

Imagem: Divulgação

Via: Cidade Verde

Compartilhe:
spot_img
Veja Timon
Veja Timonhttps://vejatimon.com
O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...