spot_img
spot_img

Prefeitura de Timon realiza Gincana Ambiental e recolhe cerca de 19 mil garrafas PET

spot_img
Compartilhe:
Na manhã desta quinta-feira (26), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), realizou a culminância do Mês do Meio Ambiente com a Gincana Ambiental. A ação, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contou com a participação de 10 escolas da rede municipal e teve como objetivo a arrecadação de garrafas plásticas e PET para doação a catadores e catadoras de materiais recicláveis.
A atividade marcou o encerramento de uma série de ações ambientais realizadas ao longo do mês, como palestras nas redes estadual e municipal de ensino, plantio de mudas às margens do Rio Parnaíba (em parceria com a Defesa Civil e a SEMED), oficinas no viveiro de mudas e um seminário sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes de Timon.
Durante a gincana, as escolas mobilizaram alunos, professores e gestores, arrecadando 760 kg de garrafas plásticas, o equivalente a aproximadamente 19 mil unidades retiradas do meio ambiente. O material será destinado a grupos de catadores, promovendo a valorização de um segmento fundamental para a sustentabilidade urbana.
“O resultado foi muito positivo. As 10 escolas participantes conseguiram evitar que esse material fosse parar em bueiros ou no lixão, dando a ele uma função social e ambiental. A atividade também aproximou as escolas dos catadores de suas comunidades, promovendo consciência ambiental e valorização desses profissionais”, destacou o educador ambiental da SEMMA, Jairo Galvão.
A escola que mais arrecadou foi a EMEF Nazaré Rodrigues, com 345,6 kg, seguida pelo Projeto Mãos Dadas (145,17 kg) e pela EMEF Laureana Pereira da Silva (35,78 kg). A diretora da EMEF Nazaré Rodrigues, Francisca Gonçalves, agradeceu o empenho da comunidade escolar: “O esforço foi coletivo. Alunos, pais e toda a equipe abraçaram a causa. Agradecemos por essa conquista e seguimos no compromisso de educar para a sustentabilidade.”
Para Efraim Henrique de Freitas, catador do bairro Parque União e participante da ação, a iniciativa representa muito mais do que reciclagem. “É uma forma de evitar que o lixo vá para as ruas, bueiros e rios. É uma atitude que dá dignidade ao nosso trabalho e ajuda o meio ambiente”, afirmou. Semcom/Timon-Fotos: Leonardo Rocha.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...