spot_img
spot_img

Atenção professores: Rede de Controle discute subvinculação de recursos do Fundef

spot_img
Compartilhe:

Em reunião virtual realizada na manhã desta segunda-feira, 22, integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão discutiram a derrubada de um veto que impedia a subvinculação de 60% dos recursos dos precatórios do antigo Fundef para o magistério.

Na reunião, aberta pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, os integrantes da Rede de Controle expressaram sua preocupação com a derrubada do veto. Entre os aspectos levantados estão a discordância do grupo com a medida, o que deve ser tema de uma nova representação ao Tribunal de Contas da União (TCU). Também foi discutida a possibilidade de proposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a medida.

Os representantes dos diversos órgãos demonstraram preocupação com a insegurança jurídica criada pela derrubada do veto. Muitos prefeitos, baseados em decisão anterior do TCU, já aplicaram os recursos recebidos em investimentos, sem a destinação de 60% para o pagamento de abono aos professores.

Outra questão levantada é a necessidade de uma regulamentação única para a realização desse tipo de pagamento, especificando, por exemplo, quem teria direito aos recursos: se todos os professores atuais, aposentados, pensionistas ou apenas aqueles que estavam na ativa na época em que os repasses do Fundef aos municípios foram inferiores ao que deveriam.

O documento a ser apresentado ao TCU será elaborado pelo promotor de justiça Frederico Bianchini e pela procuradora do Ministério Público de Contas (MPC), Flávia Gonzalez, e será apresentado ao grupo em uma próxima reunião, a ser realizada na terça-feira, 30 de março.

Participaram da reunião, ainda, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOp Educação), Eduardo Borges; a promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia; o ministro Raimundo Carreiro, do TCU; a superintendente da Controladoria Geral da União no Maranhão, Leylane Silva; o procurador do MPC, Jairo Cavalcanti; o secretário do TCU no Maranhão, Alexandre Walraven; e o procurador-chefe da União no Maranhão, Fabrício Dias.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...