Cidade passa para fase amarela de transmissão; Governo do estado decreta uso obrigatório de máscaras
De acordo com o Comitê de Operações Emergenciais de Teresina (COE), o número de casos positivados para a doença saltou de 943, em 23 de novembro, para 1.637, em 3 de dezembro, revelando um aumento de 74% no número de pessoas com a Covid-19. Profissionais da saúde alertam para a importância dos métodos preventivos, como o uso de máscaras e álcool em gel, e o complemento do esquema vacinal.
Em razão do aumento do número de casos positivos nas últimas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou, também, o retorno do uso obrigatório de máscaras em aeroportos e voos desde a última semana de novembro. Segundo a biomédica e professora do curso de Biomedicina da Faculdade UNINASSAU Redenção, em Teresina, Michelly Moura, a medida foi tomada em razão da observação da subvariante da Ômicron, que merece atenção. “Na verdade, essa subvariante da Ômicron, sejam elas a BQ.1 e a XBB, possivelmente são bem mais transmissíveis e mais resistentes aos tratamentos que temos hoje. Apesar de ainda estar em estudo a confirmação dessas previsões, é imprescindível o retorno do uso das máscaras em locais fechados, como os transportes públicos, ônibus, taxis, carros de aplicativo e outros. A prevenção é contínua e, com certeza, é a melhor maneira, aliada à vacinação, de evitarmos o adoecimento”, pontua Michelly.
O governo do Estado decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, sejam públicos ou privados, e permaneceu facultativo o uso em locais abertos. Para a biomédica, o procedimento ocorre em resposta ao retorno à fase amarela da pandemia, ou seja, nível médio de transmissão do coronavírus. “Infelizmente, a situação tem chegado a níveis de alerta. Não só no Piauí, mas em todos os estados nordestinos a preocupação com o aumento de casos positivados levou os gestores a iniciarem protocolos de prevenção. Por isso, é essencial o uso de máscaras, a higienização de superfícies, mãos e produtos com álcool em gel 70% e lembrar de lavar as mãos com água e sabão. Sobretudo, idosos e imunossuprimidos devem estar de máscara, ter o esquema vacinal completo e evitar aglomerações. Vamos nos proteger”, finalizou a biomédica Michely Moura.
Em caso de percepção de sintomas, os indivíduos devem realizar o isolamento social. Como principal procedimento em prol da saúde pessoal e comunitária, as doses da vacina contra a Covid-19 devem estar em dia. Para isso, os teresinenses podem acompanhar os locais, horários e dias de vacinação diretamente nas redes sociais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Prefeitura de Teresina. Por Ricardo Mousinho, assessoria Uninassau.