A matemática está presente em diversas situações cotidianas e seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir algo novo e à investigação de situações através do raciocínio lógico. Pensando nisso, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) promove, nesta quarta-feira (30), o I Festival da Matemática nas unidades plenas de Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís e Timon.
Segundo o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, o evento incentiva o compromisso do instituto com o ensino da matemática. “O Festival da Matemática é uma inovação muito importante no nosso calendário acadêmico, ele coloca uma disciplina que em geral é uma barreira para muitos ao centro da discussão. O festival nas unidades vai apresentar de forma lúdica e interativa a matemática com o objetivo de desmitificá-la e torná-la instigante para que os alunos se sintam bem em estudá-la”, afirmou.
Veja Também:
Festival de Matemática do IEMA
Na programação das sete unidades plenas estão previstos mini desafios, oficinas para confecção de jogos e sólidos geométricos, palestras com professores de matemática, apresentações artísticas e exposição dos objetos produzidos nas oficinas.
Na unidade plena de Axixá, durante o turno matutino, os alunos poderão participar de oficinas sobre confecções de jogos, maquetes, sólidos geométricos, pinturas, quadros decorativos e painéis. No período da tarde, o festival terá exibição de vídeo a respeito da história da Matemática e palestra com o professor Samuel de Jesus Silva Lima que vai dialogar sobre ‘A importância da Matemática em nosso cotidiano’.
Apresentação de paródias, mostra das práticas laboratoriais, oficinas de tangran e sudoku, mini desafios farão parte do evento na unidade plena de Timon. Segundo o gestor pedagógico da unidade, Jefferson Probo, os alunos farão uma peça teatral adaptada do conto ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’.
Já a unidade plena do IEMA em São Luís destaca na sua programação o minicurso ‘Brincando e Aprendendo: o lúdico como intervenção para o aprendizado da matemática no ensino médio’ com o professor Wanderlan Martins Souza.
O Festival da Matemática é organizado pelos professores de matemática de cada unidade em parceria com os gestores e equipe escolar.