Desde o último dia 31, o sistema está indisponível para algumas operações e secretária diz que são os ajustes.
A instalação de uma nova plataforma que visava a implementação de melhorias no atendimento aos contribuintes na Secretaria Municipal de Finanças de Timon (Semuf), está causando, segundo contribuintes e empresas cadastradas na Prefeitura um caos e muita desinformação e o município deixando, inclusive de arrecadar, assim como transtornos para milhares de pessoas que querem acessar o sistema informa que será feita a mudança de plataforma do Sistema de Tributação e Arrecadação do município.
Segundo contribuinte que entrou em contato com o blog, “a Secretaria de Finanças está um caos. As empresas foram todas descredenciada pela secretaria e agora a exige que todos os empresários compareçam na sede pra corrigir um que é erro deles. Causando transtorno, prejuizo e muita dor de cabeça
Se não bastasse a falta de agilidade e incapacidade de modernizar a secretaria, ainda complicam mais ainda. È aquele ditado: *Se não puder ajudar, ATRAPALHE”, diz o empresário.
“Todos, nessa amanhã estão sem conseguir emitir notas fiscais, o que, claro, diminui a arrecadação do municipio. A Secretaria de Finanças está um caos. Todos estamos sem conseguir emitir notas fiscais, o que, claro, diminui a arrecadação do municipio.
De acordo com nota publicada pela secretaria, “o sistema ficaria indisponível a partir das 18h da quarta-feira, 31 de maio, retornando somente na segunda-feira, dia 5 de junho, a fim de que seja realizada a migração dos dados, mas o que parece não foi o que ocorreu.
Diante das inúmeras reclamações, o blog procurou esclarecimentos sobre o problema e recebeu a seguinte nota abaixo. Antes do envio dos esclarecimentos, um dos contribuintes de o sistema teria voltado a funcionar, mas só consegue emitir notas quem for lá novamente se cadastrar.
O que diz a secretária!
“A Secretaria Municipal de Finanças de Timon esclarece que não realizou descredenciamento de contribuintes. O que, de fato, aconteceu foi a mudança de plataforma do Sistema de Tributação e Arrecadação do município e, com isso, o cadastro de empresas que realizaram credenciamento no ano de 2023 não foi reconhecido pelo novo sistema. Por isso a necessidade de atualizar o cadastro deste público específico”.
“Alguns ajustes ainda estão sendo realizados para o pleno funcionamento da nova plataforma e, apesar de a migração de dados ainda estar em andamento, as notas fiscais de empresas credenciadas antes de 2023 estão, sim, sendo emitidas. A Semuf encaminhou aos contribuintes os dados para acessar o sistema (com usuário e senha) e para realizar a emissão de notas e também acessar aos demais serviços”.
“A Secretaria Municipal de Finanças de Timon reforça que todas as demandas estão sendo resolvidas pela equipe responsável pela nova plataforma. Diante de qualquer dúvida, o contribuinte poderá entrar em contato pelo telefone 3212-6701, ou se dirigir até a secretaria, localizada na Rua Coronel Falcão, nº 393, Centro”.
Veja também o discurso de vereador Uilma Resende sobre o refis ou o envio do mesmo à Câmara.