spot_img
spot_img

Laticínios integrais ou desnatados: quais as diferenças e como escolher?

spot_img
Compartilhe:

Por Elainy Castro.

O consumo do leite é essencial para uma vida saudável, já que ele é uma das principais fontes de cálcio, um nutriente importante para a saúde dos ossos. O leite é, ainda, fonte de proteínas, vitamina D, vitamina B12 e potássio. Os benefícios desse produto na alimentação são tão diversos quanto a sua variedade nas prateleiras do supermercado: desnatado, integral ou semidesnatado… afinal, qual é o ideal?

A professora do curso de Nutrição da Facimp Wyden, Bárbara Soares de Assis, explica que essa classificação entre os tipos de leite é feita por meio do teor de gordura presente na composição nutricional de cada um. “O leite integral contém toda a gordura natural do leite, enquanto o leite desnatado passa por um processo de remoção dessa gordura, tornando-o com baixo teor. Já o semidesnatado possui uma quantidade intermediária de gordura, menor que o integral, porém maior que o desnatado”, orienta.

Apesar das diferenças, todos os tipos de leite proporcionam benefícios para a saúde do indivíduo. A especialista esclarece que o leite integral, por permanecer com seus níveis de gordura totais, ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A e D; auxilia nos quadros de desnutrição infantil; e colabora, também, para a sensação de saciedade, já que o teor de gordura é elevado.

“Já o desnatado, por sofrer a remoção dessa gordura, tem baixos níveis de lipídeos e calorias, sendo uma opção mais leve, recomendada para quem está em uma dieta restritiva e busca a perda de peso”, pontua Bárbara.

A nutricionista esclarece que o leite semidesnatado, por sua vez, combina um pouco de gordura saudável mas, com menor teor de gordura em comparação ao leite integral. “Essa é uma opção mais compatível para quem segue uma dieta sem restrição total de gorduras, e ainda terá os nutrientes como proteínas e minerais, que favorecem o fortalecimento ósseo e crescimento muscular”, finaliza.

O TIPO DE LEITE PARA CADA FASE DA VIDA

Bárbara ressalta que cada fase da vida exige cuidados diferentes também quando o assunto é a alimentação e o consumo de leite. Durante a infância, o leite materno é considerado o mais indicado. Já na idade adulta, o leite de vaca é comumente consumido e durante a velhice pode ser recomendado o consumo de leite enriquecido com cálcio e vitamina D, para ajudar a manter a saúde óssea.

Além dos leites de origem animal, estão disponíveis no mercado os leites de origem vegetal, que são indicados para pessoas com intolerâncias ou alergias à proteína do leite.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Após discussão mais ampla, Câmara aprova projeto de gestão democrática no ensino de Timon

O Projeto de Lei nº 125/2025, que institui a Gestão Democrática do Ensino na Rede Municipal, voltou a ser discutido e aprovado hoje, 20,...

Timon realiza Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizou neste sábado (18) o Dia D de Multivacinação, voltado à...

Timon recebe 100 computadores após articulação do deputado Leandro Bello com o Ministério das Comunicações

A cidade de Timon deu um importante passo rumo à inclusão digital. Nesta quinta-feira (17), foram entregues 100 computadores à Fundação João Emílio Falcão,...