O projeto de autoria da Deputada Janaína Ramos, em conjunto com mais três parlamentares, promoverá a Semana Estadual Imperatriz Segunda Capital, quando o governo do Estado se instalará por sete dias na cidade.
Projeto de Lei nº 55/2023, de autoria da deputada Janaína Ramos em conjunto com os deputados Rodrigo Lago, Rildo Amaral e Antônio Pereira eleva a cidade de Imperatriz ao título de “Segunda Capital Maranhense”. A deputada reconhece o enorme potencial do município e justifica essa posição de Imperatriz em toda região tocantina, mas também é sabedora das suas dificuldades e necessidades de investimentos e ações por parte do poder público central são necessárias para que a cidade e região sempre cresça e se desenvolva.
Com a sanção pelo governador Carlos Brandão da Lei 11.904/2023, que estabelece Imperatriz como “Segunda Capital Maranhense”, todos os anos, entre os dias 1º e 7 de março, acontecerá a “Semana Estadual Imperatriz Segunda Capital Maranhense’ e o governo estadual se instalará na cidade, atendendo às reivindicações da deputada Janaína e dos signatários do projeto, com ações e serviços diretamente para a população, assim, logo nos primeiros meses de cada ano e durante uma semana o governo e suas secretarias estarão presentes junto à população atendendo a todos os problemas possíveis de serem resolvidos durante esses sete dias e é assim que contribuiremos sempre para que Imperatriz siga crescendo e se desenvolvendo nos níveis elevados que estão hoje, garante a deputada Janaína.
O projeto deverá atender e incentivar que os poderes públicos em ação conjunta promovam benefícios na Região Tocantina, reunindo os 17 municípios, analisa a deputada.
Imperatriz está localizada na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, com população estimada em 259.980 habitantes (dados do IBGE), em 2021. É o segundo município mais populoso do estado. A cidade se estende pela margem direita do rio Tocantins, atravessada pela rodovia Belém-Brasília, situando-se na divisa com o estado do Tocantins.