O proprietário do Instituto Escutec, um dos mais credibilizados em pesquisas de opinião pública para aferir as intenções dos eleitores nas disputas eleitorais do Maranhão, Piauí e Meio Norte do Brasil, Fernando Junior desmentiu que o instituto tenha feito qualquer pesquisa em Timon este ano para aferir opinião dos eleitores quanto a intenção de voto para prefeito da cidade no pleito de 2020.
A pesquisa foi enviada ao blogdoribinha, na semana passada, via whatsapp, mas este jornalista primeiro checou as informações e dados apresentados de outras pesquisas apresentadas por algumas pessoas e políticos e que estão realizando pesquisas de intenções de votos com outros institutos para checar os números apresentados pela suposta pesquisa do Instituto Escutec.
A pesquisa nos foi enviada por um assessor governo e dirigente do PSB, partido do prefeito Luciano Leitoa e relatava o seguinte resultado. (ver o quadro).
Hoje pela manhã, a Rádio Celestial, que tem à frente o radialista Jorge Simplício e que também mantém blog nas redes sociais, divulgou a pesquisa como se seus números e resultado fossem verdadeiros.
O jornalista titular do blog foi verificar a veracidade da pesquisa e entrou em contato com o diretor presidente do Instituto Escutec, com sede em São Luiz, capital do Maranhão, no que o diretor presidente do instituto que foi taxativo em afirmar que a pesquisa é falsa.
Através nossa linha de transmissão no whatsapp objetivamos a informação de veracidade da pesquisas mostrando aos contatos do jornalista a falsidade do números e as reações foram diversas.
O presidente do DEM em Timon, vereador Leandro Belo que vem realizando pesquisa de opinião para saber como se comportar diante do pleito que se aproxima, elogiou a postura deste jornalista em busca das informações corretas e adiantou que os números da pesquisa falsa não batiam com a realidade dos números registrado por pesquisa encomendada por ele.
O vereador Juarez Morais, que é irmão do candidato a prefeito Jaconias Morais (PHS), também contestou os números da pesquisa falsa. “Esses dados não batem com nossa pesquisa. Estão inventando números”, disse Juarez.