spot_img
spot_img

MPL defende mais empregos locais no agronegócio do Piauí

spot_img
Compartilhe:
Jorge Lopes, do MPL, defende maior geração de riqueza no Piauí

Em campanha para viabilizar o Movimento Piauí Livre (MPL), de caráter suprapartidário, formado por lideranças de 10 partidos, o ex-presidente estadual da Federação PSDB/Cidadania, Jorge Lopes, defende política econômica para gerar mais empregos e renda no agronegócio piauiense. Coordenador do MPL, Jorge Lopes informou que o movimento tem como meta estudar um plano desenvolvimentista para o estado, “com observância nas potencialidades ainda desconhecidas”. O político observa que, apesar de toda a riqueza do agronegócio do Piauí, pouco se beneficia o povo piauiense.

Jorge Lopes poderá ser indicado, pelo Movimento Piauí Livre, a pré-candidato ao Senado Federal, provavelmente compondo chapa majoritária com nomes como o do ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha, e o do presidente estadual do Novo, Tonny Kerley. Ainda há uma discussão interna, entre os integrantes do MPL, sobre quem será o respectivo cabeça-de-chapa, ou seja, pré-candidato a governador do Estado nas próximas eleições de 2026. Mas já estão em andamento os debates do grupo em torno dos problemas e respectivas propostas de solução.

A questão do desenvolvimento econômico, portanto, é uma dessas questões em pauta. De acordo com Jorge Lopes, “já ultrapassamos a produção anual de quatro milhões de toneladas de soja, ou seja, comprovadamente temos vocação para sermos um grande produtor graneleiro”. O coordenador do MPL, no entanto, pontuou: “este benefício pouco rende para o nosso povo, pois a maioria das fazendas são pertencentes a excelentes produtores do Sul (do Brasil) que vislumbraram este nicho de mercado”. “Por ser praticamente todo mecanizado (o agronegócio), só rende emprego para meia dúzia de técnicos.”

Fim do Emater-PI

“A bem da verdade, ainda não temos uma ação governamental efetiva voltada para os legítimos piauienses, de forma a capitalizá-los e capacitá-los para que invistam no subproduto da soja, tipo leite, queijo, carne e outros alimentos”, criticou, a respeito da falta de capacitação de técnicos locais. “É crucial lembrarmos a extinção feita pelo governo do PT, do órgão que capacitava o homem do campo, com seus extensionistas rurais, agrônomos e técnicos agrícolas”, declarou Jorge Lopes, condenando a extinção do Emater-PI.

Ainda segundo o coordenador do MPL, o Emater-PI era fundamental, entre outras ações, “orientando na busca de recursos dos agentes financeiros e no melhor aproveitamento dos gêneros alimentícios produzidos no campo”. Jorge Lopes lamenta a extinção do órgão e atribui o baixo aproveitamento econômico do homem e da mulher piauiense, na cadeia produtiva da agropecuária, à inexistência da presença do governo estadual no que se refere a capacitar técnicos e produtores locais. Para ele, isso freiou o desenvolvimento da economia e não promove geração de mais empregos e renda.

Lopes diz acreditar que essa produção deveria ser um “plus” à economia estadual, com oportunidades a milhares de piauienses de ganhar dinheiro com o produto genuinamente “made in Piauí”. “A soja vai para a China, Índia, Estados Unidos, etc., ‘in natura’, e depois volta processada em produtos consumidos em todo o Brasil.” Continuou: “se fossem produzidos aqui mesmo, além desses produtos serem mais acessíveis, seria excelente para os supermercados e seus 200 milhões de consumidores, com inovação alimentar proteica orgânica”. “O MPL tem essa característica, a de estudar e achar soluções.”

Compartilhe:
spot_img
Sérgio Fontenele
Sérgio Fontenele
Artigos de opinião e análise sobre política, economia, administração pública, geopolítica e cultura. Sérgio Fontenele é articulista de renome nacional, com 35 anos de jornalismo, especializado em análise política e economia. Blog do Sérgio Fontenele

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Silêncio que adoece

Por que os homens têm medo de procurar ajuda psicológica? Reportagem/Jherry Dell'Marh Sempre fui o tipo de homem que guarda tudo pra si. Aqui na Madre...

Reconstruir o corpo e a alma: o desafio do câncer de mama no Maranhão

O Maranhão registrou mais de 1.060 novos casos em 2024 Reportagem/Jherry Dell'Marh Quando o médico disse para Maria das Dores que ela precisaria retirar os...

Outubro Rosa: aprenda como fazer o autoexame em três passos

Prática deve ser realizada uma vez ao mês é é fundamental para detectar lesões precoces do câncer de mama Reportagem/Juliana Castelo As campanhas dos meses coloridos,...