spot_img
spot_img

Tomar vitaminas sem orientação médica pode fazer mal?

spot_img
Compartilhe:

Reportagem/Juliana Castelo
Sem dúvidas você já ouviu falar que vitaminas são essenciais para a nossa saúde. E é verdade. Elas ajudam o corpo a funcionar da forma correta, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo a energia em dia. Mas será que é seguro sair tomando vitaminas à vontade, sem falar com um médico primeiro? Muitas pessoas têm adotado a prática de comprar suplementos vitamínicos sem consultar um profissional de saúde. A ideia de que “mais é melhor” pode parecer tentadora, mas essa atitude pode trazer riscos sérios.
Existem substâncias muito importantes que o organismo não consegue produzir sozinho. Por isso, as vitaminas, que são externas ao corpo, cumprem a função de suprir essa necessidade. E sim, você precisa de 13 vitaminas. Primeiro vêm as nove vitaminas solúveis em água, que incluem a vitamina C e as do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12). E depois vêm as quatro vitaminas lipossolúveis (que não se diluem na água), ou seja, as vitaminas A, E, K e D.
Por meio da alimentação vegetal, dá para consumir a maioria das vitaminas que o nosso corpo precisa. Mas, de acordo com a professora do curso de Farmácia do Centro Universitário Estácio São Luís, Elisângella Mota, existe uma exceção: a vitamina B12. “Essa vitamina está presente em alimentos de origem animal. Por este motivo, as dietas veganas devem ser complementadas por esta vitamina na forma de suplemento nutricional”, afirma.
Mas e quando se exagera na ingestão de vitaminas? Esse uso indiscriminado tem nome: a hipervitaminose, que gera intoxicação no organismo. “Isso pode acontecer por tomar suplementos vitamínicos sem indicação médica. Os sintomas variam de acordo com o tipo de vitamina em excesso e podem incluir náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, fraqueza, aumento da pressão arterial, dor nos ossos, pedras nos rins, insuficiência renal, queda de cabelo, lábios rachados e pele seca”, explica a professora.
Ficou curioso para saber o que cada vitamina em excesso causa? Elisângela cita alguns exemplos. “A intoxicação por vitamina A pode ser aguda ou crônica. A maioria das pessoas se recupera completamente quando para de tomar suplementos de vitamina A. A hipervitaminose D pode causar problemas neuropsiquiátricos, gastrintestinais, cardiovasculares e renais. Já a hipervitaminose C pode provocar diarreia e a formação de cálculos urinários e a hipervitaminose E pode propiciar hemorragias”, destaca.
Por isso, da próxima vez que pensar em comprar, por conta própria, aquelas vitaminas que “todo mundo fala”, lembre-se: a orientação médica é fundamental. “Antes de começar a tomar qualquer tipo de vitamina, o ideal é conversar com um médico ou nutricionista. Eles podem fazer exames e indicar quais nutrientes você realmente precisa. Afinal, cada corpo é único e tem suas próprias necessidades”, finaliza a farmacêutica.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...