spot_img
spot_img

Existe prevenção? Veja o QUE fazer para reduzir o risco de câncer de ovário

spot_img
Compartilhe:
Reportagem/Juliana Castelo
O câncer de ovário é, sem dúvidas, uma das principais preocupações de saúde entre as brasileiras e está no top 10 das doenças mais comuns nesse cenário. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só no ano de 2024, a condição atingiu cerca de 8 mil pessoas em território nacional. Por isso, falar sobre medidas preventivas e conscientização é tão importante: o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de um tratamento eficaz.
Idade avançada, histórico familiar de câncer de ovário ou mama e mutações genéticas (como as dos genes BRCA1 e BRCA2) são alguns dos fatores que podem colaborar para que o câncer de ovário apareça. “As mulheres devem estar sempre atentas ao seu histórico familiar e a sintomas persistentes, como dor abdominal constante e inchaço”, explica o ginecologista da Hapvida, Marcos Pitaluga.
Outro fator apontado pelo médico na lista de condições de risco é a endometriose. De acordo com um estudo publicado na revista de biomedicina The Journal of the American Medical Association, em 2024, o risco de desenvolver câncer de ovário aumenta pelo menos quatro vezes em mulheres com essa condição. Já nas que possuem a doença na forma mais severa, o risco geral de câncer de ovário é cerca de 9,7% maior.
Genética
O especialista ressalta, ainda, a importância do fator genético nos diagnósticos desse tipo de câncer. Segundo Marcos, 15% dos casos estão relacionados a mutações hereditárias, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2. “O diagnóstico precoce é essencial para chegar o mais rápido possível ao tratamento adequado e pode ser feito através de exames e triagens. Esses testes podem ajudar na identificação de alterações a serem investigadas”, complementa o ginecologista.
E nada de deixar de lado hábitos saudáveis. Entre eles estão manter um peso saudável; praticar exercícios regularmente; criar uma rotina de alimentação rica em frutas, verduras e proteínas magras; dizer “não” ao hábito de fumar e limitar o consumo de álcool.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon avança na qualificação da Guarda Municipal com aquisição de armamento não letal

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SEMSPC), deu mais um passo decisivo no fortalecimento da segurança...

Prefeitura de Timon realiza 1ª Cantata Inclusiva e celebra talentos da educação especial

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quarta-feira (03) a 1ª Cantata Inclusiva, no Ginásio Francisco...

6ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental marca estreia da Águas de Timon na premiação

A Águas de Timon participa, pela primeira vez, da 6ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental, iniciativa consolidada que reconhece reportagens dedicadas a...