A Câmara Municipal de Timon realizou, na manhã desta sexta-feira (5), uma audiência pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei Complementar nº 009/2025, que institui o Código de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano, e do Projeto de Lei nº 135/2025, que propõe a atualização do perímetro urbano da sede do município. Ambas as propostas são de autoria do Poder Executivo.
O encontro reuniu vereadores, representantes da sociedade civil e diversas autoridades municipais, entre elas o secretário de Planejamento Urbano, Lucas Moura; a vice-prefeita Socorro Waquim; a diretora de Planejamento Urbano, Jaqueline Inagda; a coordenadora jurídica do Procon Timon, Kamilla Franco; o chefe do Departamento Urbanístico da Procuradoria Geral do Município, Ítalo Maia; a secretária municipal de Segurança Pública, Mariely de Almeida; a comandante da Guarda Municipal, Maria das Graças; e a diretora executiva da Águas de Timon, Sheron Bezerra, além de outros representantes de órgãos e entidades, além de representantes da sociedade civil e do setor imobiliário que participaram com questionamentos aos representantes da Secretaria. A audiência foi presidida pelo vereador Marco Moura, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças.
Planejamento destaca participação e união de forças
A diretora de Planejamento Urbano, Jaqueline Inagda, ressaltou a importância da participação ativa da população, vereadores e setores técnicos no processo de elaboração do Código de Zoneamento.
“Saio desta audiência muito satisfeita. Tivemos a presença e o apoio dos vereadores, representantes da construção civil, membros do Conselho da Cidade e diversas secretarias. É uma pauta essencial para o desenvolvimento sustentável de Timon. A união de propósitos é o que faz diferença no governo e garante o sucesso das nossas ações”, destacou.
Jaqueline reforçou ainda que o diálogo permanecerá aberto até a conclusão do processo legislativo.
“Estamos disponíveis para tirar dúvidas antes e depois da aprovação da lei. Vamos organizar workshops e materiais orientadores para que todos compreendam as mudanças e para que a legislação seja aplicada com eficiência e agilidade”, explicou.
Vice-prefeita destaca retomada do planejamento urbano
A vice-prefeita Socorro Waquim lembrou que o último Plano Diretor de Timon foi elaborado há quase 20 anos, ainda em sua gestão, e ressaltou a importância da iniciativa do prefeito Rafael Brito em atualizar e reorganizar a legislação urbanística da cidade.
“Por muito tempo, Timon cresceu sem diretrizes claras, o que resultou em uma expansão desordenada. Agora, o prefeito Rafael retoma essa base legal, reorganizando o Plano Diretor, definindo áreas residenciais, turísticas, de lazer e loteamentos. Isso garante que o crescimento aconteça de forma planejada, sustentável e com mais qualidade de vida para a população”, afirmou.
A vice-prefeita também reforçou que o planejamento urbano adequado contribui diretamente para o bem-estar e para o desenvolvimento econômico.
“Uma cidade organizada gera dignidade, justiça social, atrai investimentos, cria emprego e renda. É esse caminho que queremos para Timon: uma cidade inteligente, sustentável e preparada para o futuro.”















