spot_img
spot_img

Moradores das Piranhas sem água recorrem às lagoas e ao Parnaíba para beber

spot_img
Compartilhe:

Moradores do povoado Piranhas, na região ribeirinha Norte de Timon, estão sem o abastecimento de água regular do SAAE há mais de 10 dias. Para suprir suas necessidades, como tomar banho, cozinhar alimentos e beber, muitos estão recorrendo às águas contaminadas de lagoas e do rio Parnaíba, outros estão caminhando cerca de dois ou três quilômetros à Localidade Barra das Pombas para conseguir uma melhor qualidade da água.

Povoado Piranhas, que já sofreu até com alagamentos, agora está sem água

O problema da falta de água na localidade é em decorrência do corte do fornecimento de energia da bomba que faz o bombeamento de um chafariz para abastecer toda comunidade. Segundo os moradores, existe muita inadimplência por parte dos moradores, que não repassam o pagamento do fornecimento ao SAAE que providencia a liquidação das contas de consumo de energia, mas o problema da inadimplência se agravou desde que o SAAE de Timon assumiu fazer o pagamento.

“Antes quando era a associação que tomava de conta de arrecadar e pagar a conta de energia, nós não ficávamos sem água um dia sequer, hoje estamos com  mais de 10 dias sem água e se virando como podemos. É verdade que existe a inadimplência dos moradores e também desperdício de água, mas o problema se agravou a partir de quando o SAAE assumiu o controle, quando era pela associação dava-se sempre um jeito de não faltar água”, admitiu uma moradora.

Polêmica de responsabilidade

Hoje pela manhã, durante sessão plenária na Câmara, o vereador Juarez Morais (SD) levantou uma polêmica de que a localidade Piranhas, estaria, de acordo com o novo limite territorial de Timon, dentro da Zona Urbana da cidade, portanto, o abastecimento de água da localidade não deve ser mais atribuído ao SAAE e sim à concessionária Águas de Timon.

Comissão leva problema ao SAAE

Logo após a sessão plenária de hoje, 14, os vereadores Coca do Matapasto (SD) e Antunes Macedo (PSDB), agendaram audiência com o presidente do SAAE Arilson Araújo para apresentar essa problemática  da falta de abastecimento em algumas comunidades da zona rural de Timon e estabelecer um diálogo levantado pelo vereador Juarez Morais de quem é a responsabilidade dos sistemas de abastecimento de água diante do novo limite territorial de Timon. Se do SAAE ou da Águas de Timon.

Até o fechamento desta edição a reunião ainda prosseguia no SAAE.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...