Pesquisa divulgada hoje (23) pelo Datafolha mostra que a maioria dos brasileiros apoia o fim da reeleição. A taxa de rejeição de um novo mandato para presidente da República é 67%. Há dez anos esta era a taxa de aprovação da reeleição para o cargo.
Para governador, o apoio ao fim da reeleição é 65% da população, enquanto para prefeito é 64%. Há dez anos estes números eram respectivamente 34% e 35%. Segundo o levantamento, os mais escolarizados são os que mais rejeitam a reeleição. Os simpatizantes do PT e os mais jovens são os que mais apoiam novo mandato para o Executivo.
A pesquisa também mostrou que 66% dos entrevistados são contrários ao voto obrigatório, índice 12 pontos maior do que no ano passado, enquanto 32% são favoráveis. Porém, com eleitores simpatizantes do PT, 51% são favoráveis.
Quando perguntados se votariam nas próximas eleições, se não fosse obrigatório, 58% dos eleitores declararam que não votariam, ante 41% que disseram sim. Segundo o Datafolha, os dois índices são recordes.
Dos que não votariam, destacam-se os segmentos: menos escolarizados (65%), mais pobres (64%) e moradores da região Nordeste (65%). Dos que votariam, destacam-se os segmentos: moradores da Região Sul (48%), mais escolarizados (56%), simpatizantes do PT e PSDB (57%, cada um) e mais ricos (62%).
Já com relação ao tempo de mandato eletivo, de quatro para cinco anos, as opiniões são bem divididas: 53% são favoráveis à mudança, 42% são contrários, 3% são indiferentes e 2% não souberam opinar.
O Datafolha fez 2.840 entrevistas em 174 municipios, entre os dias 17 e 18 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Edição: Veja Timon
Via: Agência Brasil