spot_img
spot_img

Águas de Timon anuncia programa com obras de esgotamento sanitário no município

spot_img
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (29), a Águas de Timon completa seis anos de atuação no município e, em comemoração à data, a empresa anuncia o programa Timon Saneada II, que reúne uma série de investimentos na área de esgotamento sanitário, beneficiando diretamente 22 mil pessoas. Com a ação, haverá a ampliação de 3 para 33% na cobertura de esgoto, tornando a cidade referência em saneamento no estado do Maranhão.

Nessa primeira etapa, o Timon Saneada II prevê a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de 500 litros por segundo. Ainda serão realizadas mais de 7,5 mil ligações domiciliares, além da implantação da Rede Interceptora Final e da Linha de Recalque, que interligará a EEE Final a ETE Maranhão, com travessia sob a Ferrovia.

De acordo com o gerente de Engenharia da Águas de Timon, Cassiano Costa, as ações serão graduais. “A meta é de que, em o ano de 2026, toda a zona urbana do município de Timon tenha tratamento de esgoto. Para chegarmos nesse resultado, iremos investir aproximadamente R$ 168 milhões, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento”, declara.

Cassiano destaca que o programa Timon Saneada II será um legado para a cidade e os serviços ficarão marcados na história de Timon. “O esgotamento sanitário é fundamental para a melhoria na qualidade de vida das pessoas e interfere diretamente na saúde, educação, renda e bem-estar, reduzindo indicadores negativos para o município e preservando o meio ambiente. Com nossas ações, tornaremos Timon a cidade mais saneada do Maranhão”, frisa Cassiano.

Com soluções modernas e tecnológicas, a Águas de Timon já vem transformando a vida dos moradores e muitas mudanças positivas já são notadas pela comunidade. A empresa universalizou o abastecimento ainda no primeiro ano da concessão, cumprindo meta contratual, e hoje toda a zona urbana da cidade têm acesso à água tratada.

Francisco Guedes é morador de Timon e trabalha na empresa há cinco anos. O leiturista sente no seu dia a dia as mudanças com a chegada da concessão. “Antigamente, a gente passava mais de uma semana sem água, então vivíamos enchendo as vasilhas. Com a empresa, a mudança foi muito radical: tem água chegando nas torneiras todos os dias. Agora eu não tenho mais a preocupação de ficar acordado na madrugada esperando chegar água. E o melhor é saber que eu faço parte dessa história e vejo todo o nosso esforço sendo recompensando com a mudança da realidade de Timon”, comemora.

*Benefícios*
A ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em Timon traz impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos socioeconômicos e na saúde, qualidade de vida, como a redução de doenças por veiculação hídrica. Os imóveis atendidos com rede de esgoto ganham ainda em valorização imobiliária.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, para cada 1 real investido em saneamento básico, economizam-se 4 reais em custos com saúde. Esgoto coletado e tratado ainda proporciona melhoria da saúde pública, pois reduz o número de doenças ocasionadas por água contaminada, além de melhorar as condições sanitárias locais.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crescimento Sustentável: Prefeitura de Timon promove debate sobre planejamento urbano

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária (Semplur), realizou nesta quarta-feira (17) uma reunião de apresentação...

Prefeitura de Timon realiza mutirão de cadastro da Tarifa Especial de Água no CRAS da Vila João Reis

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Timon (Agert) e...

O doce perigo do consumo excessivo de açúcar

Reportagem/Jherry Dell'Marh De acordo com o Ministério da Saúde, 64% do açúcar consumido no país é adicionado a alimentos e bebidas, o que explica o...