Uma forte chuva de granizo caiu na zona Leste de Teresina no final da tarde desta sexta-feira (25), feriado de Natal. Várias pessoas flagraram o fenômeno e, entusiasmadas, registraram com vídeos e fotos. As precipitações duraram cerca de 15 minutos, no bairro Morros e também atingiram a região da Pedra Mole e adjacências.
Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), devido às altas temperaturas vividas na capital nos últimos dias, o fenômeno já era esperado.
Veja Também:
- Cinco dicas para se proteger do vírus zika
- No Maranhão, professores usam canoa para chegar à escola
- Granizo amassa avião da Tam
“As temperaturas estavam muito altas. A superfície do solo quente, a atmosfera também com temperaturas elevadas, principalmente na cidade, onde há prédios e asfalto, chuver granizo não é tão fora do comum”, explica a especialista.
Sônia acrescenta que a chuva de granizo acontece quando o ar quente sobe e encontra a nuvem mais fria. “Então, há uma mudança nos padrões dos ventos e aquelas gotas de água que já estavam na nuvem se solidificam a zero grau. O vento acaba fazendo mais camadas em cima dessa gotinha e o gelo cresce, pesa e se precipita. Isso é muito comum num dia quente”, esclarece.
A meteorologista acrescenta que as chuvas de ontem (24) abriram o período chuvoso no Estado, que pode esperar mais precipitações até o Réveillon. “Também já podemos dizer que em janeiro o Piauí todo terá chuvas, apesar de ser abaixo da média”, finaliza.
O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para ocorrências na região por conta da chuva. Mas, em um condomínio fechado na avenida Presidente Kenedy árvores caíram durante o temporal e também no Zoobotânico. Algumas casas tiveram danos nos telhados.
Edição: Veja Timon
Via: Cidade Verde