spot_img
spot_img

CIMU E SEMED contratam serviços de empresa investigada no esquema que roubou mais 51 milhões do transporte escolar no PI e MA

spot_img
Compartilhe:
A GSN é a mesma Sousa Campelo, que investigada nas fases de operação Topique, participou do esquema de desvio de mais de 51 milhões recursos do transporte escolar, no Piauí e Maranhão.
A GSN Transportes Ltda contratada em “autorização especial”  do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana – CIMU, que é presidido pela prefeita Dinair Veloso, para operar o transporte de passageiros em Timon e que também foi contratada por mais de 9 milhões de reais para operar o sistema de transporte público escolar de Timon, na zona rural e urbana, na verdade é a mesma Sousa Campelo Ltda, citada e ivestigada pelo Ministério Público Federal e Controladoria Geral da República no maior esquema de desvio de recursos públicos federais do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e Fundo de Manutenção do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Segundo o MPF e a CGU e, de acordo com investigação pela Polícia Federal, o esquema desviou recursos na ordem de 51 milhões de reais, mas ainda segundo a investigação, essa cifra de desvio pode chegar a 191 milhões de reais. Além do principal líder da quadrilha criminosa, Luis Carlos Magno, dono da Locar Transportes, também foram investigados e condenados prefeitos do Piauí, ex-prefeitos, como é caso de Luciano Leitoa, de Timon, que junto com Luis Carlos, o chefe da quadrilha, foram condenados a devolver 8 milhões de reais desviados pelo esquema.
LUIS CARLOS E LUCIANO LEITOA FORAM CONDENADOS A DEVOLVER 8 MILHÕES DE REAIS
Na época em o que o esquema foi investigado e em sua primeira etapa da operação Topique, em 2017, era secretária a atual prefeita Dinair Veloso. A operação da PF investigou que Luciano Leitoa deixou de fiscalizar o sistema de transporte escolar em Timon operado pela Secretaria de Educação comandada por sua tia no período de 2013 a 2015.
Apesar da Sousa Campelo Ltda estar investigada pela operação Topique e aparecer em suas fases de investigação, a empresa continuou mantendo contratos com as Secretarias de Educação e Limpeza, sendo que agora aparece com nova roupagem, com novo nome e sócio, também implicados na operação, com o nome de GSN Transportes LTda e mantém contratos com o CIMU e a Secretaria de Educação, abocanhando boa parte dos recursos destinados ao transporte.
Em 2023, o chefe do esquema Luis Carlos Magno foi sentenciado pela Justiça Federal à cinco anos de prisão. Além de Luis Carlos, o operação investigou 22 empresários, agentes públicos com a atuação na Secretaria de Educação do Piaui e secretarias municipais de Educação no Piauí e Maranhão. Em Timon, várias empresas citadas na operação topique atuavam nos órgãos públicos. A esposa do Luis Carlos, Lana Mara Costa Sousa, era servidora contratada pela Secretaria de Educação de Timon dona e sócia da NM Transportes que operou e recebeu milhares de reais da secretaria de Educação realizando diversas atividades de organização de eventos até palestras para professores das escolas da rede de ensino de Timon.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crise hídrica no Cerrado: Volume de chuva diminui 38% na bacia do Parnaíba em comparação com a década de 70 

  Entre seis bacias analisadas, a do Parnaíba ocupa o primeiro lugar no ranking de redução da pluviosidade. Levantamento inédito foi realizado no projeto especial...

Peppa Pig transforma São Luís em um mundo encantado nas férias escolares

Atração “Parque da Peppa – A Festa!” ocupa mais de 260 m² e promete diversão mágica para crianças e suas famílias Um universo cor-de-rosa e...

Prefeitura de Timon reabre escola no Povoado Mundo Novo com foco na inclusão e no futuro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reativou nesta quarta-feira (2) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa...