A população dos bairros Água Mineral (zona Norte) e Socopo (zona Leste) é convidada a participar da Faxina nos Bairros, atividade que visa combater o Aedes aegypti – mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Neste sábado (14), a partir das 8h, estes locais passarão por um grande mutirão de limpeza e educação em saúde.
Na zona Norte, o quadrante a ser “faxinado” é aquele formado pela Avenida Duque de Caxias e as ruas Manuel Learte, Quilombo dos Palmares e Samuel Soares Cordeiro, com ponto de encontro na praça em frente à UBS Água Mineral. Já na zona Leste, o ponto de encontro das equipes é em frente à Funaci, e o quadrante percorrido é o formado pela Avenida Presidente Kennedy, Rua Domingos de Pádua Rego e Rua Projetada.
A atividade é organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). “Na Faxina, é feita a retirada de todo material que acumula água, todo material inservível que se encontra nos domicílios, nos comércios, com o objetivo de evitar criadouros do Aedes aegypti, e com isso reduzir a incidência de dengue, zika e chikungunya”, relata Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.
Durante a semana, a população é orientada para que o lixo seja depositado nas calçadas no sábado. A limpeza é associada a uma ação educativa, em que uma equipe da FMS percorre as casas dos bairros, dando orientações sobre prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito.
A FMS pede a colaboração de todos na Faxina, evitando assim o acúmulo de água decorrente das fortes chuvas que têm caído em Teresina nas últimas semanas. “A gente faz esse apelo para que as pessoas retirem carcaça de fogão, geladeira, pneus, qualquer outro material que não queira mais, e coloque na porta da sua calçada que a gente vai retirar amanhã”, diz Oriana Bezerra.