O objetivo do Acelera Seduc é atender todas as metas do governador Rafael Fonteles para a educação do Piauí.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança, nesta quinta-feira (30), às 11h, em solenidade no Palácio de Karnak, o maior programa de fortalecimento das ações educacionais da história do Piauí, o Acelera Seduc. O objetivo da iniciativa é atender todas as metas do governador Rafael Fonteles para a educação do Piauí e inclui os projetos “Ser Integral faz Diferença”, “Recomposição da Aprendizagem” e “Seduc Tec”.
O Projeto “Ser Integral faz Diferença” promoverá a expansão das escolas de tempo integral com o objetivo de ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, proporcionando melhores condições de aprimorar o ensino e a aprendizagem. Durante o evento, o governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, irão anunciar as novas escolas de ensino médio que passarão a ofertar o tempo integral. Atualmente, esse modelo é ofertado em 96 escolas da rede estadual. A ideia é que a expansão ocorra de forma gradual, iniciando com os estudantes matriculados na 1ª série do ensino médio.
Com foco no crescimento dos índices de aprendizagem do Piauí, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Seduc também lançará o Projeto de Recomposição da Aprendizagem, que consiste na promoção de aulas extras de língua portuguesa e matemática para todos os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. A ação envolverá 2.782 professores de língua portuguesa e matemática, beneficiando quase 37 mil estudantes da rede pública estadual.
A expansão do ensino profissional, técnico e tecnológico também é uma das metas do Governo do Piauí para a educação. Para isso, a Secretaria da Educação vai lançar o “Seduc Tec”, que consiste na formação técnica de nível médio com foco nas vocações dos territórios de desenvolvimento do Piauí, divididos em quatro eixos: turismo, tecnologia da informação, energias renováveis e agrotécnica. O primeiro curso ofertado por meio do projeto é o Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, que já conta com 1.800 alunos da 1ª série do ensino médio, de 37 centros de tempo integral, já matriculados. As aulas iniciaram neste mês de março. Fonte: Ccom PI.