O delegado Helano Medeiros, assumiu hoje, 15, a Chefia e o Comando da Delegacia da Polícia Federal na cidade de Caxias. Sua posse foi bastante prestigiada e teve o apoio da categoria, familiares, amigos e dirigentes da cooperação em nível estadual e federal presentes ao evento, no Auditório do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão -Unifacema, em Caxias. O ato de posse foi presidido pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Maranhão Sandro Rogério Jansen Castro.
Com atuação como policial em funções e ambientes diferentes, iniciando em 2009 como Agente de Polícia Civil no estado do Piauí, depois como Escrivão de Polícia Federal no estado do Maranhão (2010 a 2014) e desde então como Delegado de Polícia Federal já atuou na função no estado do Tocantins (Araguaína e Palmas), depois na função de Delegado Regional de Polícia Judiciária – DRPJ, no estado de Rondônia, seguido de Coordenador substituto de Repressão a Crimes Ambientais, na Sede da Polícia Federal em Brasília/DF. Paralelamente aos cargos públicos na área de segurança pública, Helano Medeiros exerceu os empregos de professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão e na Universidade Estadual do Tocantins.
Filho de família Timonense, Helano Medeiros e irmão do suplente de deputado federal Henrique Júnior, que foi vereador de Timon e candidato a vice-prefeito nas eleições de 2020 e já exerceu o cargo de sub-secretário de Educação de Timon e hoje é um dos pré-candidatos a prefeito da cidade.
Apesar de ainda muito jovem, Helano Medeiros tem bastante experiência no sistema de segurança do país, sendo inclusive apontando como um dos quadros brilhantes da Polícia Federal Brasileira.
Helano Medeiros Lima é natural de Teresina/PI mas morou em Timon/MA durante a infância e a juventude, tendo concluído o curso de Direito pela Universidade Estadual do Piauí em 2009, mesmo ano que começou sua trajetória no serviço público como Agente da Polícia Civil no Estado do Piauí.
Em 2010 foi aprovado para o cargo de Escrivão de Polícia Federal, tendo exercido esta função na Superintendência do Estado do Maranhão até o ano de 2014, quando foi aprovado para o cargo de Delegado de Polícia Federal e tomou posse na Delegacia de Polícia Federal em Araguaína/TO. Lá exerceu a função de chefe substituto da Delegacia. Em 2016 foi removido para a Polícia Federal em Palmas/TO, onde exerceu as funções de chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos – DELEAQ; chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada – DELESP; e depois Chefe da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros – DELECOR. No final do ano de 2020 foi convidado para assumir a função de chefe da Delegacia Regional de Polícia Judiciária (DRPJ) da Polícia Federal em Rondônia e, no período de 1 ano, coordenou a execução (função do DRPJ) de 55 operações especiais naquele Estado; Em 2022 esteve como chefe substituto da Coordenação de Repressão a Crimes Ambientais e Patrimônio Histórico e Cultural, na Sede da Polícia Federal em Brasília, apoiando principalmente na coordenação de operações de repressão a crimes ambientais nos Estados da Amazônia Legal.
Na área acadêmica, é Especialista em Direito Público e em Direito Privado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2009); Especialista em Estado de Direito e Combate à Corrupção pela Universidade Federal do Tocantins-UFT (2017) e, na qualidade de professor, ministrou aulas nos cursos de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; na Faculdade ITPAC, em Araguaína/TO e na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, além de ter ministrado aulas nos últimos Cursos de Formação da Polícia Federal, na Academia Nacional de Polícia – ANP.
Helano Medeiros Lima é o filho mais velho do casal Henrique César e Eliane Maria, irmão de Henrique Júnior e Filipe Medeiros, pai de Catarina, 9 anos, e Vicente, 7 anos, e esposo de Daniela Pegoraro Medeiros.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal em Caxias.