spot_img
spot_img

INSS concede mais de de 250 mil benefícios por incapacidade relacionados a doenças no trabalho

spot_img
Compartilhe:

Especialista dá dicas para dominar o estresse e preservar a saúde mental

Por Juliana Castelo

Será que dá para alinhar sucesso profissional e bem estar mental? O ambiente de trabalho é sinônimo de busca por produtividade e um meio de ganhar o sustento de todo dia, mas pode ser também, um terreno fértil para ansiedade e estresse. Quando as cobranças afetam muito mais que o desempenho de um funcionário, é preciso estar atento. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social, foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade pelo INSS, devido a transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho.

Bater metas, entregar resultados e receber cobranças fazem parte da rotina normal de qualquer funcionário. Mas a coordenadora e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Fernanda Zeidan, alerta para o adoecimento causado por altas cargas de trabalho. “Com a tecnologia, temos uma grande fluidez de informações. Então, o sujeito se sente obrigado a responder e dar conta de conteúdos na mesma velocidade. O que nem sempre é possível”, explica.

Saúde, família e outras questões da vida pessoal do trabalhador também podem agravar o estado mental, além do acúmulo de funções. “É preciso um olhar apurado e sensível ao estado de sofrimento daquele colaborador que se sente sobrecarregado. Cobranças sempre vão existir. Mas é preciso entender como lidar com essa realidade da melhor forma possível no ambiente de trabalho”, afirma a psicóloga.

E pensando na preservação da sua saúde mental, a especialista reuniu algumas dicas que podem ajudar a melhorar a rotina:

1. Conheça a si mesmo e identifique seus limites. “É importante aprender, inclusive, a estabelecer as suas próprias metas e prioridades para lidar melhor com as demandas que recebe”, afirma Fernanda.

2. Delegar é possível. Não tome todas as demandas para si, aprenda a dividir as tarefas que forem possíveis com a equipe;

3. Tente ver o lado positivo. Entenda que, às vezes, vai ser necessário realizar demandas diferentes daquelas às quais você está acostumado. “Isso pode fazer aflorar seu processo de criatividade, além de ajudar a descobrir habilidades novas e talvez até recolocações profissionais”, finaliza a professora.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Vereador Thiago Carvalho anuncia a 3ª Festa do Regueiro no dia 13 de setembro

A cidade de Timon já tem data marcada para vibrar ao som do reggae. No dia 13 de setembro, o Complexo Cultural de Timon...

Prefeitura de Timon entrega pontes nos povoados Juliana e Cão Açu e garante acesso seguro a mais de 2 mil moradores

A Prefeitura de Timon inaugurou, neste sábado (28), duas novas pontes na zona rural do município, localizadas nos povoados Juliana e Cão Açu. As...

Câmara de Timon inaugura Galerias Atualizadas de Ex-Presidentes e Vereadoras em solenidade histórica

A Câmara Municipal de Timon realizou, na última sexta-feira (27), uma solenidade marcada por emoção e significado histórico com a inauguração das Galerias Atualizadas...