spot_img
spot_img

INSS concede mais de de 250 mil benefícios por incapacidade relacionados a doenças no trabalho

spot_img
Compartilhe:

Especialista dá dicas para dominar o estresse e preservar a saúde mental

Por Juliana Castelo

Será que dá para alinhar sucesso profissional e bem estar mental? O ambiente de trabalho é sinônimo de busca por produtividade e um meio de ganhar o sustento de todo dia, mas pode ser também, um terreno fértil para ansiedade e estresse. Quando as cobranças afetam muito mais que o desempenho de um funcionário, é preciso estar atento. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social, foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade pelo INSS, devido a transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho.

Bater metas, entregar resultados e receber cobranças fazem parte da rotina normal de qualquer funcionário. Mas a coordenadora e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Fernanda Zeidan, alerta para o adoecimento causado por altas cargas de trabalho. “Com a tecnologia, temos uma grande fluidez de informações. Então, o sujeito se sente obrigado a responder e dar conta de conteúdos na mesma velocidade. O que nem sempre é possível”, explica.

Saúde, família e outras questões da vida pessoal do trabalhador também podem agravar o estado mental, além do acúmulo de funções. “É preciso um olhar apurado e sensível ao estado de sofrimento daquele colaborador que se sente sobrecarregado. Cobranças sempre vão existir. Mas é preciso entender como lidar com essa realidade da melhor forma possível no ambiente de trabalho”, afirma a psicóloga.

E pensando na preservação da sua saúde mental, a especialista reuniu algumas dicas que podem ajudar a melhorar a rotina:

1. Conheça a si mesmo e identifique seus limites. “É importante aprender, inclusive, a estabelecer as suas próprias metas e prioridades para lidar melhor com as demandas que recebe”, afirma Fernanda.

2. Delegar é possível. Não tome todas as demandas para si, aprenda a dividir as tarefas que forem possíveis com a equipe;

3. Tente ver o lado positivo. Entenda que, às vezes, vai ser necessário realizar demandas diferentes daquelas às quais você está acostumado. “Isso pode fazer aflorar seu processo de criatividade, além de ajudar a descobrir habilidades novas e talvez até recolocações profissionais”, finaliza a professora.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...