spot_img
spot_img

Segurança em obras e construções: Equatorial Maranhão destaca medidas para evitar acidentes com energia elétrica

spot_img
Compartilhe:

Falar sobre segurança é sempre relevante, especialmente quando se trata de eletricidade, já que a energia elétrica é um bem essencial e indispensável para a vida de todas as famílias, mas quando usada de forma inadequada pode gerar acidentes fatais. Na construção civil, por exemplo, a atenção com as normas de segurança deve ser redobrada, pois a proximidade com a rede elétrica ou até mesmo as ligações improvisadas podem causar acidentes. Por isso, a Equatorial Maranhão destaca medidas essenciais para prevenir acidentes relacionados à energia elétrica durante obras e construções.

*Procure profissionais habilitados:* o manuseio das instalações elétricas deve ser realizado por profissionais qualificados e devidamente habilitados. Atividades desse tipo devem sempre ser supervisionadas por um especialista na área, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos.

*Jamais dê “um jeitinho”:* a utilização de gambiarras ou improvisos é altamente perigoso, uma vez que essas soluções apresentam riscos significativos, como cabos descascados, fios mal isolados e vazamentos de corrente elétrica.

*Assegure a segurança de todos:* é imprescindível o uso de tapumes ou andaimes com anteparo, permitindo isolar a área de trabalho e respeitando sempre as distâncias de segurança em relação aos cabos energizados. Isso evita o contato de equipamentos e ferramentas com a rede elétrica, prevenindo possíveis acidentes.

Lembre-se também de ter cuidado redobrado com veículos de grande porte (caminhões guindauto, caminhão basculante, guindastes, escavadeiras ou betoneiras) para que não se aproxime na rede elétrica.

*Não economize nos EPIs:* o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é obrigatório por lei e fundamental para a realização segura do trabalho. Esses equipamentos são as medidas de controle eficaz para proteger os profissionais dos riscos das atividades desenvolvidas, reduzindo os riscos de acidentes.

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, recomenda que em caso de vítimas de choque elétrico, é crucial não tocar na pessoa afetada. “A melhor forma de prestar socorro é desligar o disjuntor ou a chave geral das instalações e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192). Se o acidente ocorrer em via pública e for provocado pela rede elétrica, é importante também acionar a Equatorial Maranhão pelo telefone 116 para que o desligamento da energia seja realizado no local por profissionais habilitados e autorizados a intervir no sistema”, pontua.

O Executivo complementa ainda que a Equatorial Maranhão não mede esforços para reforçar seu compromisso com a segurança e a qualidade de vida de toda a comunidade, sempre priorizando a prevenção de acidentes e a promoção de uma cultura de segurança elétrica.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Empresário Alexandre CD anuncia pré-candidatura a vereador de Timon

"Empresário Alexandre CD Anuncia pré Candidatura a Vereador com Foco em Microempreendedorismo, Esporte, Assistêcia Social e Educação." O empresário Alexandre dos Santos Alves, mais conhecido...

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a...

Muito além da sala de aula: atendimentos sociais são aliados da formação profissional de jovens em São Luís

Serviços gratuitos abrem as portas de instituições de ensino para a comunidade em geral e oferecem espaços de prática supervisionada para alunos Por Jherry Dell'Marh A...