
Líderes de vários segmentos de direita e centro estiveram reunidos ontem (14-5), com o objetivo de unificar os debates e ações de todos que representam a oposição ao atual governo. Participaram dessa reunião os coordenadores do Movimento Piauí Livre (MPL), Jorge Lopes (PSDB), Tonny Kerley (NOVO), o ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha (PL), o vice-presidente estadual do PL, Nel Lopes, Wesley Demes, Fabrício Aurélio, Toni Boson, Jaciel Silva e Inácio Pinto. Na ocasião, Jorge Lopes ressaltou a importância de buscar a unidade, os propósitos e projetos em comum neste momento.
Segundo o líder do MPL, o encontro teve a finalidade de discutir a formação de chapas competitivas majoritária e proporcional nas eleições estaduais de 2026. Ainda de acordo com Jorge Lopes, durante o encontro de lideranças da direita piauiense se discutiu nomes que atualmente “se destacam” entre os mais cotados para disputar, por exemplo, o Governo do Estado. Pelos movimentos de centro-direita, segundo Jorge Lopes, Mainha, o empresário Tiago Junqueira e Tonny Kerley são os favoritos à disputa do cargo de governador.
Os coordenadores do MPL, no decorrer dessa reunião, avaliaram que os nomes do ex-governador e ex-senador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, e Jorge Lopes são os que se destacam, por enquanto, na luta por vagas para senador nas próximas eleições. Sob o comando de Jorge Lopes, o Movimento tem conseguido novas adesões a cada dia. É o caso do ex-governador e ex-senador Freitas Neto, que prometeu apoiar o MPL no ano que vem. Por enquanto, dezenas de vereadores e ex-candidatos a prefeito e vereadores já se uniram em torno da sigla pluripartidária conservadora.