spot_img
spot_img

Mais de 6 milhões de empresas estão inadimplentes no Brasil

spot_img
Compartilhe:

Falta do capital de giro é um dos motivos do endividamento 

Por Juliana Castelo

E quando não sobra dinheiro para manter as contas, pagar os funcionários, nem dar conta de fornecedores e impostos? Operar no vermelho tem tirado o sono de vários donos de empresas no Brasil. De acordo com um levantamento do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, são mais de 6 milhões de pessoas jurídicas em situação de endividamento, sendo 88% só de pequenos negócios. A boa notícia é que, com reorganização e o planejamento certo, dá sim para reverter esse quadro.

Afinal, por que tantos microempreendedores se endividam? A resposta está na falta de capital de giro e no financiamento pela falta de capital próprio. “O capital de giro é necessário para manter a rotatividade das operações, como o pagamento de contas, de salários, de estoques, fornecedores, impostos e outros. Quando falta, se torna um dos grandes motivos de falência das empresas. E o financiamento, que é uma prática sólida para a expansão e crescimento, pode ter riscos, principalmente quando a carga financeira se torna significativa para a empresa e quando as condições de contratação de crédito forem desfavoráveis”, explica a professora do curso de Negócios da Facimp Wyden, Petra Fernanda Cruz.

Ou seja, quando a empresa não consegue gerar receita suficiente, as chances de inadimplência aumentam e os fantasmas da perda de ativos e até da falência podem aparecer. Por isso, o governo federal já estuda a criação de um programa de renegociação, nos moldes do Desenrola Brasil, para aquelas empresas que precisam voltar ao azul.

Apostar na orientação profissional também é uma luz no fim do túnel. “Buscar orientação com um consultor é importante para o reequilíbrio financeiro, além de fornecer conselhos mais assertivos e personalizados para cada situação, ele fará uma avaliação da situação financeira para criar um orçamento realista de acordo com a capacidade da empresa, e assim ajudar na priorização e negociação das dívidas”, afirma Petra.

CONSULTORIA GRATUITA

Tanto o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil do curso de Ciências Contábeis (NAF), quanto o Projeto de Jovens Talentos Empreendedores do curso de Administração da Facimp Wyden apoiam os micros e pequenos empresários com ações de orientação e consultoria, com a realização de Pesquisas de Mercado, Plano de Negócios, Abertura de Empresas e demais orientações aos empreendedores de forma gratuita.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon reforça orientação sobre nova sinalização no entorno do Posto Fiscal

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), está dando suporte à obra executada pelo Departamento...

Câmara de Timon aprova importantes deliberações na primeira sessão de dezembro

Na primeira sessão plenária de dezembro de 2025, a Câmara Municipal de Timon aprovou uma série de matérias relevantes para a cidade. Entre elas,...

Gestão responsável de Uilma Resende garante antecipação do 13° aos servidores do Legislativo timonense

  Mais uma vez, Uilma Resende reafirma sua marca de gestor comprometido com as pessoas e com a boa governança. Nesta sexta-feira, 28 de novembro,...