spot_img
spot_img

Por elas e para elas: conheça a transformação que o saneamento permitirá na vida de mulheres timonenses

spot_img
Compartilhe:

“Na casa da gente tem água de qualidade chegando e com regularidade. E hoje, olhamos com muita expectativa a chegada da coleta e tratamento de esgoto, que poderá auxiliar na melhoria de vida das crianças, jovens e idosos da minha cidade. Para termos ruas mais limpas, sem esgoto a céu aberto, dando a oportunidade paras as mulheres timonenses, como eu, ter mais saúde para estudar, empreender e conseguir renda em um cenário difícil, em que muitas que conheço criam seus filhos sozinhas ou precisam sustentar toda a família.”

O relato é da jovem Diana Paula Leal, 25 anos, moradora e líder comunitária do São Benedito, onde vive há mais de 5 anos. O bairro é uma das localidades beneficiadas atualmente com a implantação de rede de esgoto do programa Timon Saneada 2, implementado pela Águas de Timon desde o ano passado. Com a implantação e recuperação de rede de esgoto, a construção de uma elevatória e de uma estação de tratamento de esgoto, Timon saltará de 3% para 33% a cobertura de esgotamento sanitário ainda este ano, tornando-se referência no Maranhão.

Após a universalização do acesso à água, conquistada em 2016, o município de Timon vivencia o desafio de universalizar o acesso da população ao esgotamento sanitário, mudando para melhor as perspectivas de saúde, de educação, de geração de renda, de produtividade e de bem-estar das mulheres do município – muitas delas, chefes de família. A universalização da cobertura está prevista para 2026, com investimento total na ordem de R$ 168 milhões feito pela Águas de Timon.

“A universalização do esgotamento sanitário cria um futuro de oportunidades para a cidade, que tem para além do acesso à água de qualidade, a oportunidade de deixar de ter esgoto a céu aberto, de reduzir gastos com saúde pública, tendo a coleta e o tratamento correto do esgoto. O saneamento adequado se desdobra em vários efeitos positivos para a vida das mulheres, seja na saúde, no incremento de renda e na educação dos filhos”, destaca Nayara Dumont, coordenadora de Engenharia da Águas de Timon.

Pesquisa revela os desafios do saneamento para a qualidade de vida da mulher brasileira

Seguindo um caminho contrário ao de Timon, que ampliará exponencialmente sua cobertura de esgotamento sanitário, o restante do país tem à frente grandes desafios atrelados ao saneamento básico e as transformações que isso potencializa, seja na saúde, na educação, na qualidade de vida, afetando diretamente a rotina de vida da mulher brasileira. Estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil aponta que 27 milhões de mulheres não têm acesso adequado à infraestrutura sanitária e o saneamento. Isso representa um impacto de uma em cada quatro mulheres no país.

Segundo o estudo, intitulado “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”, no Brasil, o número de mulheres que vivem em casas sem coleta de esgoto saltou de 26,9 milhões para 41,4 milhões entre 2016 e 2019. No mesmo intervalo, a população feminina prejudicada pela falta de água tratada cresceu de 15,2 milhões para 15,8 milhões. Já o índice de mulheres sem banheiro em casa aumentou de 1,6 milhão para 2,5 milhões.

Informe publicitário.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Secretário da Mesa e Diretor Legislativo têm papel estratégico no funcionamento da Câmara de Timon e impacto direto para a população  

O secretário da Mesa Diretora e o Diretor Legislativo exercem funções centrais no trâmite do processo legislativo da Câmara Municipal de Timon, com reflexos...

SEMMA e AGERT realizam fiscalização de rotina em Estação de Tratamento de Esgoto de Timon

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), sob determinação do secretário Eliésio Campelo, em ação conjunta com a AGERT, realizou na última quinta-feira (12)...

Carnaval em São Luís: água é a regra, mas dá para variar

Cinco opções de hidratação que podem ir com você para o Carnaval Reportagem/Jherry Dell'Marh Sol, música alta, passos apressados atrás do trio elétrico e muita animação....