spot_img
spot_img

Prefeita Dinair e secretário mandam destruir área de preservação no Rio Parnaíba para construir parque

spot_img
Compartilhe:
“É um projeto belíssimo e inovador, era um sonho da prefeita Dinair”, diz secretário José Carlos Assunção

Quando em abril do ano passado a secretaria de Meio Ambiente, por determinação da prefeita Dinair Veloso, segundo disse José Carlos Assunção à época, decidiu colocar placas de sinalizações visando aumentar a segurança de condutores e evitar acidentes e morte de animais como as capivaras, que são frequentemente vistas nas margens do Rio Parnaíba, avenida  Piauí, em Timon, a atitude foi elogiada por todos, mas agora, em 2023, quando os dois gestores decidiram autorizar a destruição de uma área de proteção das próprias capivaras, árvores, espécies naturais, além de agressão à margem do rio Parnaíba, que vem sendo degradado e destruído em toda sua margem, a população não está revoltada.

Secretário em Abril, acompanhando a colocação de placas para proteger capivaras e garantir seguranças de motoristas: atitude louvável

É um projeto belíssimo e inovador, era um sonho da prefeita Dinair”, diz o secretário, que tem entre as funções e prerrogativas do cargo a defesa do meio ambiente, mas que está agindo como um depredador ou aquele que autoriza a depredação, a devastação e destruição do meio ambiente.

Por uma área que a natureza levou milhares de anos para “construir”, diz o secretário que receberá R$300 mil por uma compensação ambiental e que o valor está sendo depositado em um fundo do meio ambiente, que ele vai gerir, para que seja usado em obras e ações que tragam mais benfeitorias na margem do rio Parnaíba.

Secretário no local onde está sendo devastado para a construção de parque

O Parque Reserva das Mangueiras, segundo informação oficial da prefeitura em seu site institucional, “será executado através de uma iniciativa privada e entregue ao município para manutenção e administração, localizado na extensão da Avenida Piauí, à margem do Rio Parnaíba. A limpeza da área já foi iniciada e, em breve, as obras terão início. Sobre essas informações, vários questionamentos. Qual empresa está executando essa destruição¿ É o principal deles.

“O Parque Ambiental Mangueira é fruto de diálogo entre os setores público e privado, onde quem sai ganhando é a população de Timon. Este será mais um espaço de socialização para os timonenses. Um lugar novo e agradável para passear com a família e fazer atividades. Espaços como esse fazem com que a população sinta-se mais orgulhosa da nossa cidade”, ressalta a prefeita Dinair Veloso.

De acordo com José Carlos Assunção, secretário municipal de Meio Ambiente, o Parque Reserva das Mangueiras será um parque urbano que vai beneficiar todos os timonenses. Para sua construção foi realizado um amplo estudo sobre o impacto ambiental que poderia ser causado e foi constatado que o projeto seria viável.

O que diz a Furpa

Em contato com o representante da Furpa – Fundação Rio Parnaíba, com sede em Teresina, responsável pela preservação do Rio, Victor Aguiar disse que, até aquele momento, desconhecer qualquer informação sobre o projeto, mas que ia se inteirar para repassar informações sobre a devastação da área.

Secretaria do Patrimônio da União

Em contato com a Secretaria de Patrimônio da União, a quem compete administrar o patrimônio imobiliário da União e zelar por sua conservação; proceder à identificação, demarcação e cadastro dos imóveis, adotar as providências necessárias à regularidade dominial desses bens; avaliar; fiscalizar e controlar o uso e ocupação; proceder à incorporação de novos imóveis ao patrimônio da União; estabelecer as diretrizes para a destinação e uso destes bens; autorizar a sua ocupação, na forma da lei, e; promover a arrecadação. Também promove a gestão dos terrenos de marinha, das praias marítimas e fluviais e o controle do uso dos bens de uso comum do povo, entre outras atribuições, como é o caso da área onde está sendo devastada, com sede em Brasília e com órgãos em todo o Brasil, o blogdoribinha entrou em contato com sede em São Luis para buscar informações sobre a denúncia, mas após conversa com um dos setores, fomos informados que não existe qualquer tipo de protocolo sobre a área.

Documentos e licenças ambientais!

No texto publicado no site oficial da prefeitura, apesar de afirmar que foi feito estudo para tornar a área viável para a destruição e consequente construção do parque, o secretário não apresentou nenhuma documentação do estudo e nem as licenças ambientais para o início das obras, sendo que as licenças ambientais serão emitidas, em âmbito do município pela Secretaria de Meio Ambiente, que tem como secretário o maior incentivador e da destruição da área e construção parque. Será por que¿

Autoridades não se manifestaram sobre denúncia

Talvez essa postagem seja a primeira manifestação pública em busca de informações dos órgãos fiscalizadores sobre a denúncia de devastação da área de preservação ambiente. Nenhuma entidade de preservação se pronunciou sobre a denúncia. Autoridades constituição como promotores da área, vereadores, deputados ou outros, fizeram qualquer tipo de manifestação sobre o assunto.

O blog publica em suas redes sociais um vídeo de um morador conhecido por ser um dos pescadores que se utiliza do rio para buscar alimento. Ele faz um manifestação contrária à devastação da área e até sugere que o parque poderia ser construído em outro local da cidade, mas sem precisar destruir a margem do rio.

 

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...