spot_img
spot_img

Prefeitura de Timon encerra Semana do Meio Ambiente com palestra sobre combate à poluição plástica

spot_img
Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira (5), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou uma palestra no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Timon. A atividade marcou o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente, que, neste ano, teve como tema “Combater a Poluição Plástica”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre a importância da preservação ambiental e do enfrentamento aos impactos causados pela poluição plástica, além de promover o desenvolvimento sustentável no município.
Durante toda a semana, a SEMMA promoveu uma série de palestras em escolas das redes municipal e estadual, levando conhecimento e sensibilização sobre temas ambientais, como o descarte correto de resíduos, a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.
No IFMA, além da temática sobre a poluição plástica, foi abordada também a importância da criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) em Timon, com o objetivo de proteger os ecossistemas locais e promover a conservação da biodiversidade.
O diretor-geral do IFMA, professor Rommel Neves, destacou a importância da parceria com a Prefeitura e a relevância do tema para os estudantes. “Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, à Prefeitura Municipal de Timon por estar aqui no IFMA, trazendo um tema tão importante como o Meio Ambiente. Foram palestras enriquecedoras, e tenho certeza de que daqui sairão grandes trabalhos que trarão benefícios, tanto para a comunidade urbana, quanto para a zona rural. Essa parceria é fundamental para que nossos alunos vejam, na prática, o que estudam em sala de aula, fortalecendo o sentimento de pertencimento à nossa região e o compromisso com a preservação ambiental. É uma pauta em destaque no cenário nacional e muito válida para todos nós”, afirmou.
O diretor da COPA – Sítio Tamboril, Alexander Galvão, ressaltou que a participação dos alunos é essencial para o desenvolvimento de pesquisas que subsidiem a criação da APA e destacou o papel desse processo para a cidade.
“É muito importante contar com a participação dos alunos em um evento como este, pois, para a criação da APA, precisamos de pesquisas realizadas no território. Essa parceria com o IFMA tem proporcionado a vinda desses pesquisadores, que vão nos ajudar a compreender melhor a área, planejar ações e fortalecer a preservação. A APA é uma Área de Proteção Ambiental, uma unidade de conservação de uso sustentável. Isso significa que ela não impede atividades produtivas, como plantações e criações, desde que sejam feitas de forma sustentável. Em Timon, essa APA é fundamental, pois protege as nascentes dos cinco principais riachos do município, que abastecem os balneários e são essenciais para a economia local. Com o avanço do agronegócio, já observamos impactos no volume de água desses riachos. Se não agirmos agora, corremos o risco de perder esses mananciais, comprometendo o abastecimento e o funcionamento dos balneários”, explicou.
O professor do IFMA, Roberto Impéres, geógrafo e pesquisador, também enfatizou a importância da criação da APA para proteger não apenas os recursos naturais, mas também garantir a continuidade de atividades econômicas ligadas ao turismo e ao lazer. Ele destacou ainda a contribuição do IFMA nesse processo.
“Timon tem um grande potencial hídrico, com muitas nascentes e balneários, que já estão sendo impactados pelas atividades econômicas e pelo crescimento urbano. A criação da APA visa proteger esse patrimônio natural, que também é fonte de renda, emprego e desenvolvimento econômico. Preservar esses recursos é garantir, também, a sustentabilidade da economia local. O IFMA atua como parceiro na formação da comunidade, na sensibilização e na oferta de cursos e capacitações. As pessoas precisam entender que uma área de proteção não significa proibição total, mas sim uso sustentável. Para isso, é necessário que existam alternativas econômicas viáveis, e o IFMA pode apoiar com seus laboratórios e com formação nas áreas de alimentos, turismo, monitoramento ambiental, entre outras. Nossa instituição está à disposição, com uma equipe multidisciplinar, para apoiar esse projeto tão necessário”, concluiu.*Fotos: Prefeitura de Timon (Leonardo Rocha/SECOM)*
Blog do Ribinha

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon promove inclusão com projeto de musicoterapia para crianças com autismo

Na Escola de Artes Beija Flor II, em Timon, a música tem se tornado um poderoso instrumento de cuidado e desenvolvimento. O projeto de...

Timon realizará Conferência sobre agricultura sustentável e solidária

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, promove no próximo dia 30 de setembro, a 1ª Conferência Municipal de...

Críticas ao governo Rafael Brito são infundadas, afirma Ulysses Waquim

O vereador Ulysses Waquim tem assumido a defesa do governo municipal sempre que o vereador Helder Kaik — único entre os 21 parlamentares de...