spot_img
spot_img

Quarentena: Guarda Municipal interdita 521 estabelecimentos irregularmente abertos no fim de semana

spot_img
Compartilhe:

 

Entre as medidas protetivas por conta da pandemia do Covid-19, a cooperação da população por meio da quarentena destaca-se como uma das mais importantes ferramentas no combate à transmissão do vírus. O Decreto Municipal 19.540 fortalece essas articulações, estabelecendo a suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais, de serviço e industriais. A medida vem tendo seu cumprimento fiscalizado pela Guarda Municipal de Teresina, que só neste fim de semana realizou a interdição de 521 locais abertos irregularmente.

Segundo o secretário municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, que vem acompanhando diretamente as operações, a fiscalização continua durante toda a semana e pelo tempo que se fizer necessária. “A ação vem ao encontro do enfrentamento ao coronavírus e nos deixa muito angustiados ver que algumas pessoas ainda não têm dimensão desse problema. Estamos fazendo valer a proibição de aglomerações e dos decretos, tanto municipal quanto estadual”, assegurou. A previsão é de que haja um patrulhamento mais intenso ainda no centro da capital.

Essa necessidade de cumprimento da medida de saúde pública por todos, de forma que se achate a curva de transmissão do Covid-19, vem sendo reforçada por parte mais consciente da população, que vem denunciando as aglomerações observadas e os estabelecimentos de caráter não essencial. As denúncias podem ser feitas através dos canais disponibilizados pela Semcaspi, como os telefones 153 e o (86) 3215-9317. A população pode ainda entrar em contato diretamente com o whatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254.

Segundo Lorena Silva, agente do comando da GCM, o órgão vem recebendo cerca de 15 denúncias a cada 10 minutos. “Se antes recebíamos cinco chamadas por dia, com essa situação pandêmica elas passaram para quase 300 por dia.Temos no mínimo uma equipe por zona e estamos atendendo a todas as solicitações que recebemos”, detalha.

O aumento das demandas trouxe novas organizações de escala e novas preocupações sanitárias: as viaturas estão sendo higienizadas com frequência ainda mais assídua e todos os agentes foram aparelhados com luvas, máscaras e álcool em gel. “Reestruturamos nossa troca, mudamos nossa logística e adaptamos o serviço, tudo pelo bem do cidadão, sem deixar de lado a segurança dos guardas”, pontua Lorena.

Segue permitido o funcionamento de setores administrativos de alguns estabelecimentos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados e os serviços de saúde permanecerão abertos, assim como os deliverys. Os postos de gasolina deverão funcionar das 7h às 19h, com a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência localizadas nesses locais. A intenção é manter todos que podem estar em casa durante esse momento de calamidade seguros das várias e fáceis formas de contágio pelo Covid-19.

“Pedimos a colaboração da população, que deve evitar frequentar lugares que não tem uso essencial. A Guarda Municipal está contribuindo para que se perca a menor quantidade de vidas possíveis, mas também precisamos que o cidadão faça sua parte”, finalizou Lorena.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crescimento Sustentável: Prefeitura de Timon promove debate sobre planejamento urbano

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária (Semplur), realizou nesta quarta-feira (17) uma reunião de apresentação...

Prefeitura de Timon realiza mutirão de cadastro da Tarifa Especial de Água no CRAS da Vila João Reis

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Timon (Agert) e...

O doce perigo do consumo excessivo de açúcar

Reportagem/Jherry Dell'Marh De acordo com o Ministério da Saúde, 64% do açúcar consumido no país é adicionado a alimentos e bebidas, o que explica o...