spot_img
spot_img

SAAD Norte prepara barreiras de contenção para impedir avanço das águas do rio Poti

spot_img
Compartilhe:

As comportas da barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe (PI), foram abertas na terça-feira (28). A expectativa é de que as águas cheguem na cidade de Teresina já no final da tarde de hoje (30).

A superintendente executiva da SAAD Norte, Luana Barradas, vistoriou na manhã desta quinta-feira (30), os locais onde serão implantadas barreiras de contenção caso ocorra o aumento no nível das águas do rio Poti e Parnaíba.

Até o momento, os pontos mais críticas ficam localizados na região do bairro Poti Velho e ao longo da Avenida Boa Esperança. Desde a quarta-feira (29), homens da SAAD Norte trabalham na aquisição de sacos plásticos, areia e massará, que posteriormente serão colocados dentro dos sacos e dispostos no trecho em que ficará montada a barreira.

“Nossa meta é ter cinco mil sacos de areia prontos para serem montadas essas barreiras de contenção, caso haja um aumento significativo no nível das águas dos rios. O ponto mais baixo fica na região do restaurante Pesqueirinho, mas temos também dezenas de casas ao longo da Avenida Boa Esperança que estão suscetíveis”, destacou a superintendente executiva da SAAD Norte, Luana Barradas.

Além dela, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEMDUH) acompanham e monitoram a situação dos rios. As comportas da barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe (PI), foram abertas na terça-feira (28). A expectativa é de que as águas cheguem na cidade de Teresina já no final da tarde de hoje (30).

“A informação que nós temos é de que o nível do rio deve começar a subir já na tarde desta quinta-feira. Temos homens de plantão e já solicitamos toda estrutura necessária para dar o suporte para famílias. Esperamos não ter problemas. Além disso, nossa Estação de Bombeamento de águas pluviais segue funcionando plenamente. Temos um engenheiro elétrico também acompanhando a situação do maquinário”, afirmou

A estação de bombeamento da Avenida Boa Esperança tem papel fundamental no sistema de drenagem da região Norte. Em todos os períodos chuvosos, as lagoas enchem e a água escorre por gravidade para a Lagoa dos Oleiros, que é a maior de todas e está situada em local mais baixo, próxima dos rios. Quando ela chega em sua capacidade total, a estação de bombeamento é acionada para retirar o excesso de água da lagoa e jogar no rio Parnaíba.

“Estamos acompanhando com atenção toda essa dinâmica do período chuvoso, principalmente os impactos que recaem na zona Norte de Teresina. Já realizamos a limpeza do espaço e estamos monitorando o aumento das águas. Temos oito bombas operando e caso seja necessário teremos mais quatro. No total são 12 bombas e todas estão operando normalmente”, garantiu Luana Barradas.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

No 2º Dia de Campo, MPL define nomes às eleições de 2026

O Movimento Piauí Livre (MPL) confirmou, nesse final de semana, que o ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha (PL), e o ex-candidato a...

OAB Subseção de Timon celebra 10 anos de atuação com solenidade especial

Reportagem/Gabriel Sampaio A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Timon comemora, neste mês de maio, 10 anos de atuação em defesa da advocacia...

Tem adubo de graça no shopping!

Empreendimento reaproveita resíduos orgânicos em projeto de sustentabilidade urbana Reportagem/Jherry Dell'Marh Quem passa pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Rio Anil Shopping já pode...