spot_img
spot_img

Varejo do Maranhão registra queda de 4,1% em dezembro, aponta Índice do Varejo Stone

spot_img
Compartilhe:

 

Estado registrou a quinta maior queda do país, de acordo com análise regional
Reportagem/Letícia Rodrigues
São Paulo, 15 de janeiro de 2025 – A 24ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) apontou queda de 4,1% nas vendas do Maranhão em dezembro, na comparação anual, destacando o estado com a quinta maior retração. O estudo, que acompanha mensalmente as movimentações do setor varejista, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro.
No recorte regional, apenas cinco estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual: Roraima (3,9%), Sergipe (3,5%), Rondônia (2,2%), Pará (1%) e Goiás (0,9%).
Os outros 20 estados tiveram resultados negativos, com a maior queda em Santa Catarina (7,1%), seguido por Paraná (4,8%), Rio Grande do Sul (4,7%), Mato Grosso e Rio de Janeiro (4,6%), Espírito Santo (4,1%), Rio Grande do Norte (4%), Mato Grosso do Sul (3,7%), Piauí (3,1%), Acre (3%), Amazonas e Tocantins (2,9%), São Paulo (2,4%), Amapá (2,2%), Paraíba (2,1%), Minas Gerais e Bahia (2%), Ceará (1,5%), Pernambuco (1,1%) e Alagoas (0,3%). O Distrito Federal também acompanhou a série de quedas, com uma retração de 4,3%.
Destaques segmentos
Na análise por segmento, todos reportaram queda mensal: Tecidos, Vestuário e Calçados (7%), Móveis e Eletrodomésticos (6,4%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (4,5%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (3,7%). Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (3,3%), Artigos Farmacêuticos (2,3%), Combustíveis e Lubrificantes e Material de Construção (1,8%).
No acumulado de 2024, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes teve o melhor desempenho do ano, com alta acumulada de 3,1%, seguido pelo setor de Artigos Farmacêuticos, que registrou crescimento de 2,5%. O segmento de Móveis e Eletrodomésticos acumulou alta de 1,1%, enquanto o setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico apresentou um leve crescimento de 0,3%. Já entre os resultados negativos, o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria apresentou a maior queda anual, com retração de 1,8%, seguido pelo setor de Tecidos, Vestuário e Calçados, que acumulou queda de 0,6%. O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo apresentou retração anual de 0,5% e o segmento de Material de Construção também teve queda de 0,2%.
Sobre o IVS
O Índice do Varejo Stone acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país com o objetivo de mapear os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional, que pode orientar estratégias empresariais e decisões de investimento, fornecendo insights valiosos sobre o ambiente econômico. O estudo tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo Stone
Sobre a Stone
Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas, cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.
Informações para a imprensa – FSB Comunicação
Letícia Rodrigues – (11) 99956-2559
Henrique Vasconcellos Reis – (11) 991082633
[email protected]
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Equatorial Maranhão firma parceria com Climatempo para monitorar as condições meteorológicas do estado

Distribuidora recebe previsões detalhadas e se prepara para atuar com agilidade em situações de contingência Com a chegada do período chuvoso, caracterizado por fortes chuvas,...

Camilo Santana destaca resultados do Enem 2024 e apresenta cronogramas do Sisu e Fies para 2025

No primeiro Bom Dia, Ministro de 2025, titular da Educação detalhou o novo programa Mais Professores, lançado nesta terça-feira (14) pelo presidente Lula, e...

Adaptação escolar: como transformar novas etapas em experiências positivas?

  Quando o período escolar recomeça, um clima de expectativa e nervosismo pode invadir a cabeça de alguns estudantes. Sim, é hora de transição! Para...