spot_img
spot_img

TJ-MA bloqueia auxílio emergencial de advogado para pagamento de dívida com juiz de Timon

spot_img
Compartilhe:
Juiz Rogério Monteles

O Tribunal de Justiça do Maranhão, através do sistema BacenJud e a pedido dos advogados do Juiz Rogério Monteles, do Juizado Cível e Criminal de Timon, fez o bloqueio do auxílio emergencial no valor de R$600,00 depositados em conta digital aberta pela Caixa para o pagamento do benefício ao advogado Igor Martins Igreja, OAB-PI, que durante a pandemia do coronavírus está impedido de trabalhar e assim prover para suas necessidades e sobrevivência.

O motivo do bloqueio é um processo por danos morais que o magistrado timonense promoveu e teve ganho de causa, em 2016, contra o advogado timonense, durante a efervescente eleição municipal da época na qual o juiz respondia como titular da 19ª Zona Eleitoral de Timon.

O que fez Igor Igreja

Na sua página pessoal no Facebook, Igor Igreja Martins disse: “Para quem esperava que o “Homem de Cem Quilos” fosse o Cavaleiro da Esperança do nosso judiciário, temos agora que nos conformar com a sua decisão de não ser um magistrado incorruptível”,  logo após a decisão do magistrado de aprovação das contas de campanha  do prefeito reeleito Luciano Leitoa.

O blogdoriibinha tentou contato com o juiz Rogério Montels. Sem sucesso.

Sobre os fatos ocorridos durante a eleição de 2016

Na época, a Justiça Eleitoral detectou e identificou cinco tipos diferentes de doações ilegais que teriam sido efetuadas em prol do candidato: Doador inscrito em programas sociais do governo, quatro casos; Doador cuja renda conhecida é incompatível com o valor doado, dois casos; Doador sem vínculo empregatício conhecido nos últimos 60 dias anteriores à data da doação, sete casos; Fornecedores com relação de parentesco com candidato ou seu vice, revelando indícios de suspeita de desvios de recursos, 2816 casos; e concentração de doadores em uma mesma empresa, revelando indícios de doação empresarial indireta, 70 casos.

O que fez o Juiz Rogério Monteles

Diante do texto publicado pelo advogado e se sentido ofendido, o juiz Rogério Monteles da Costa, acionou seus advogados e interpelou judicialmente o advogado Igor Martins Igreja, pois entendeu que o mesmo insinuou que ele é corrupto.

O que diz o decreto sobre o auxílio emergencial

“Art. 5º Recomenda-se que os magistrados zelem para que os valores recebidos a título de auxílio emergencial previsto na Lei nº 13.982/2020 não sejam objeto de penhora, inclusive pelo sistema BacenJud, por se tratar de bem impenhorável nos termos do art. 833, IV e X, do CPC. Parágrafo único. Em havendo bloqueio de valores posteriormente identificados como oriundos de auxílio emergencial, recomenda-se que seja promovido, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, seu desbloqueio, diante de seu caráter alimentar.”

Embora tenha um decreto claro a seu favor, o advogado disse que: “Semana que vem entro com mandado de segurança. Estou sendo vítima de perseguição judicial”, disse Igor.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...