spot_img
spot_img

Período das águas está chegando e dieta do gado precisa ser ajustada, diz especialista da Trouw Nutrition

spot_img
Compartilhe:
Reportagem/Raphaela Cândido
“A utilização de pastagens como base da alimentação dos bovinos de corte é essencial nos sistemas produtivos da pecuária tropical. O manejo eficiente dos pastos confere competitividade à atividade, posicionando o Brasil como um dos principais produtores e exportadores de carne bovina”. A afirmação é de Emanuel Oliveira, gerente de produtos para ruminantes da Trouw Nutrition. Mas o especialista faz um alerta: os sistemas de produção em pastagens possuem particularidades, exigindo atenção do pecuarista para garantir o desempenho adequado das diferentes categorias do rebanho ao longo do ano.
Oliveira destaca que o momento atual, quer marca a transição entre o final da seca e o início das chuvas é especialmente desafiador devido às mudanças bruscas na disponibilidade e qualidade da forragem. Na região Norte, essa transição ocorre, em grande parte, entre setembro e outubro, quando começam as primeiras chuvas.
Nessa fase, ocorre a rebrota das pastagens, com o surgimento de folhas novas que têm maior valor nutricional em comparação ao pasto seco do período de estiagem. “Contudo, a quantidade de folhas ainda é insuficiente para atender à demanda de consumo dos animais, o que pode aumentar o tempo de pastejo e amolecer as fezes. Além disso, as folhas mais novas têm alta digestibilidade e elevado teor de nitrogênio não proteico, sendo necessário ajustar a suplementação oferecida durante o período. A recomendação é o uso de aditivos e a redução da concentração de ureia nos suplementos”, explica o gerente de produtos para ruminantes da Trouw Nutrition.
Para animais em recria, uma boa alternativa é a utilização do confinamento temporário durante a transição, oferecendo dieta total no cocho. Segundo Emanuel Oliveira, essa estratégia, se bem planejada, deverá proporcionar ganhos de peso semelhantes aos de pastagens de boa qualidade. Após a recuperação das pastagens em oferta e qualidade, os animais poderão ser reintroduzidos com a adequação de sua dieta no pasto.
“Cada sistema de produção possui suas particularidades, as quais devem ser consideradas para a escolha das melhores estratégias nutricionais e produtos. A Bigsal oferece uma linha completa de soluções nutricionais e conta com equipe técnica especializada, pronta para apoiar os pecuaristas durante esse período desafiador”, finaliza Emanuel Oliveira.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inclusão da fitase na alimentação de aves melhora biodisponibilidade de fósforo e outros minerais

Reportagem/Isadora Fabris Um dos maiores desafios da cadeia das proteínas animais é o correto suprimento de nutrientes para o perfeito balanceamento da dieta, além de...

Equatorial Maranhão alerta sobre os riscos de ligações clandestinas na rede elétrica

Somente este ano, mais de 12 mil ligações clandestinas foram regularizadas no estado Conhecidas popularmente como “gatos”, as ligações clandestinas são práticas ilegais de furto...

Equatorial Maranhão alerta sobre golpes e reforça canais oficiais de pagamento

Os meios digitais oferecem agilidade e praticidade nos pagamentos, tornando o dia a dia mais fácil. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para...