Nesta sexta-feira (06), a OAB Maranhão promoveu mais uma edição do programa Diálogos pela Educação, que já percorreu diversas cidades do Maranhão e, nesta edição, aportou na cidade de Timon, com o objetivo de debater com a sociedade maranhense as principais questões ligadas ao ensino básico no Estado.
A última edição do programa, em 2019, discorreu sobre os temas “Desafios do direito educacional”; “Nossa escola pública pode ser de excelência” e “Desafios da educação brasileira”, e contou com a presença de estudantes, professores, diretores, autoridades políticas e lideranças comunitárias.
A presidente da OAB subseção Timon, Fernanda Castro, elogiou a iniciativa do Conselho Federal e da OAB/Maranhão. “Não somente visamos melhorias para a classe, e sim para toda a sociedade, pois a OAB é uma instituição fundamental e democrática, que está em sintonia com a educação e a sociedade”, pontuou.
O programa é desenvolvido pela OAB Maranhão com o apoio do Conselho Federal, por meio da Comissão Especial de Direito à Educação, e visa debater os problemas do sistema educacional para traçar ações para melhorar as políticas do setor e garantir a qualidade e sustentabilidade da educação básica.
“O programa representa o início de um diálogo para levantar questões relevantes a fim de melhorar a educação básica nesses municípios. Várias entidades ligadas a esta área participam e nos ajudam a levantar dados sobre essas realidades com o intuito de sugerirmos ações”, explicou o vice-presidente da Comissão Especial de Direito à Educação do Conselho Federal, professor João Batista Ericeira.
Participaram desta edição do evento o Diretor-Tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva; a Presidente da OAB subseção Timon, Fernanda Castro; o Conselheiro Federal pela OAB/MA e vice-presidente da Comissão Especial de Direito à Educação do CFOAB, João Batista Ericeira; Conselheiro Federal pela OAB/PI, Thiago Carcará; Conselheiro Seccional da OAB/MA, Assis Filho; Diretor do Fórum de Timon e juiz da vara da infância e da juventude de Timon, Simeão Pereira; Promotor da educação de Timon, Eduardo Borges; Vice – Prefeito de Timon, João Rodolfo Rêgo; Reitor da IEMA, Jhonatan Almada.