Os eleitores dos mais de 5 mil municípios brasileiros irão às urnas no próximo dia 6 de outubro votar na eleição de escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares Municipais, que ao contrário das eleições para cargos eletivos com a apoio da Justiça Eleitoral, passam por critérios de avaliação antes de serem inscritos para se candidatarem aos cargos e têm que estarem aptos para exercer os cargos. Os candidatos também concorrem a salário de quase 2 mil reais.
Os conselheiros exercem uma função importante dentro do contexto de intervenção nas questões de combate e prevenção da violência contra crianças e adolescentes ancoradas pela Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Em Timon, explica o presidente da Comissão Eleitoral, Iranilson Araújo, são 38 candidatos, sendo 16 do Conselho Tutelar I e 22 do Conselho Tutelar II, disputam as cinco vagas de titulares e cinco vagas de suplentes e todos foram orientados quanto às vedações durante a campanha que podem fazer para garantir os votos.
Apesar de não haver nenhuma denúncia formulada sobre as práticas vedadas, a comissão, segundo Iranilson, está atenta aos abusos, que por ventura venha ser praticados até o dia da eleição.
Os candidatos aos cargos em Timon têm ocupados os espaços permitidos com suas propagandas, permanecendo a rede social a ferramenta mais utilizada por eles para apresentar suas propostas e nomes para eleição.
VEJA OS LOCAIS DE VOTAÇÃO NAS PÁGINAS 8 E 9 DO DIÁRIO OFICIAL