Está no portal do Instituto Census de Pesquisa os resultados da pesquisa realizada na cidade de Matões-MA nos dias 16 e 17 de Março de 2020 que, segundo o números, colocam o prefeito da cidade Ferdinando Coutinho na frente de seu principal opositor Gabriel Tenório, Progressistas. Ferdinando Coutinho, na época da pesquisa, estava com um percentual de 48.19% das intenções de voto contra 36.95% de Gabriel Tenório, mas o dado mais relevante da pesquisa é o de que, pelos números, após o anúncio de aliança com os Pereira e Silva, Gabriel Tenório aparece, segundo a pesquisa Census, com uma rejeição de 35 por cento.
O anúncio da aliança de Gabriel com grupo comandado por Rubens Pereira foi feito em 29 de fevereiro e a pesquisa 15 dias depois desta data. Segundo informações de pessoas que convivem diretamente com o cenário político de Matões, independente de grupos políticos, ao se aliar aos Pereira, Gabriel Tenório parece ter perdido o seu discurso mais forte: o da mudança, o de ser “uma nova história”. As informações recebidas de Matões dão conta de que a vantagem do prefeito Ferdinando pode ter aumentado de março para cá.
Registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-09920/2020. A pesquisa ouviu 517 eleitores residentes na zona urbana e na zona rural, considerando o perfil de sexo, faixa etária, escolaridade e renda em Matões-MA, para uma margem de erro de 5.7% pontos percentuais, para mais ou para menos e grau de confiança de 95%.
A pesquisa chegou a ser divulgada, mas os números acima tinham sido omitidos pelos contratantes. Segundo informações colhidas pelo blog, a assessoria jurídica do prefeito entrou com o pedido, em março, solicitando que o resultado da pesquisa fosse divulgado na sua integra, mas somente agora, o instituto, atendendo decisão judicial, publicou em seu portam os números que dão vantagem ao prefeito Ferdinando Coutinho. (Com informações o Instituto Census de Pesquisa)