spot_img
spot_img

Lobão diz aos jovens “fui um dos responsáveis pela aprovação do voto a partir dos 16 anos”

spot_img
Compartilhe:
Lobão é bem recepcionado em Santa Bárbara

O senador Edison Lobão (MDB) foi recebido com festa e mostrou sua garra e determinação ao lado de Roseana Sarney (MDB) e Sarney Filho (PV), na caminhada e no comício de inauguração do comitê do deputado estadual Roberto Costa, no bairro de Santa Bárbara, em São Luís neste domingo (09).

Em meio a tantos jovens, Lobão relembrou seus feitos na política maranhense e principalmente de repercussão nacional. Inclusive fez parte da aprovação da lei que estabelece o voto facultativo aos jovens a partir dos 16 anos. A sua experiência é de notória importância para quem vai votar pela primeira vez nestas eleições.

“Em 1991 o João Alberto chegou pra mim e disse: Lobão você deve levar com você em suas viagens ao interior, sempre, um jovem. E indicou um jovem. Quem era este jovem que me acompanhava nas viagens? Roberto Costa, um jovem de 17 anos que andava comigo no interior, e agora fazendo jus a vida política, dando voz ao povo em nosso Estado”, relembrou Lobão, ao lado de João Alberto e lideranças locais.

Juventude se apresenta em encontro com Lobão

“Se liga, 16”- Conquista da juventude nos anos 80

“Chegou a nossa vez, voto aos 16!”, gritaram centenas de jovens que lotaram a Assembleia Nacional em 02 de março de 1988, quando pela primeira vez a juventude brasileira conquistou o direito de ir às urnas para escolher seus representantes políticos.

Poder votar foi um sonho dos jovens nos anos 1980. Depois de pressionar a sociedade e parlamentares, articulados em entidades como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Brasileira dos Estudantes (UNE), a conquista veio com uma emenda aprovada pelos deputados constituintes com 355 votos, ante 98 contrários e 38 abstenções.

Após décadas de ditadura militar, a Assembleia Constituinte era formada por parlamentares escolhidos especialmente para criar a nova Constituição Brasileira, esta que vale até hoje, chamada “Constituição Cidadã”. O voto é obrigatório para os adultos a partir de 18 anos e facultativo para cidadãos a partir de 16 anos e acima de 70. Dando oportunidade para que os jovens possam participar das decisões políticas, elegendo seus representantes para tomar as decisões apropriadas para o Brasil.

ASCOM – Senador Edison Lobão.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Meire Nocito: Impactos da restrição do uso de celulares no ambiente escolar

  Como limitar o uso de dispositivos móveis em escolas pode favorecer o aprendizado e a convivência social dos alunos Crédito: Colégio Visconde de Porto Seguro A...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

Reportagem/Virgiane Passos As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de entrega acontecerá em dezembro,...

Rafael Milhomem é reconduzido à presidência da OAB Timon

Reportagem/Gabriel Sampaio A advocacia timonense, matoense e parnaramense reafirmou sua confiança no trabalho do advogado Rafael Milhomem, reconduzindo-o ao cargo de presidente da OAB Subseção...